ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Entre Ensino Fundamental e Médio, 101,3 mil farão a prova do Encceja em MS

Inep elaborou passo a passo para os candidatos conferirem os locais da prova que acontece de manhã e a tarde

Izabela Sanchez | 22/08/2019 11:37
Fila para avaliação do Encceja em 2017 (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fila para avaliação do Encceja em 2017 (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

No próximo domingo (25) 101.354 candidatos devem realizar a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em Mato Grosso do Sul. O exame mede as competências dos candidatos no currículo do ensino fundamental e do ensino médio, além de proporcionar certificação de escolaridade. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) criou um passo a passo, no site, para conferir os locais de prova.

É o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para obtê-lo o estudante deve acessar a página do Encceja e clicar na “página do participante”. Depois, vai preencher os campos de CPF, senha, selecionar a figura indicada, e clicar em “enviar”. A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão.

O Cartão de Confirmação de Inscrição tem o endereço do local de prova, data, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado e nome social, se for o caso. O Inep recomenda aos candidatos que imprimam e levem o cartão, mas não exige que seja apresentado no dia da prova.

Do total de inscritos em Mato Grosso do Sul, 27.869 são do ensino fundamental e 73.485 do ensino médio. O exame será aplicado em 611 municípios do Brasil e é a primeira vez que o edital tem uma versão em Libras, a língua brasileira de sinais.

O Encceja busca ser uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos e para isso analisa competências, habilidades e saberes adquiridos durante o processo escolar ou extraescolar. Ele é direcionado, também para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

A avaliação consiste em 4 provas objetivas com 120 questões de múltipla escolha, 30 questões em cada área do conhecimento e 1 redação, com no mínimo 5 linhas e no máximo 25 para o ensino fundamental. No caso do ensino médio, o número máximo é de 30 linhas.

Horários – Durante a manhã, as provas do Ensino Fundamental avaliam Ciências Naturais e Matemática e as do Ensino Médio, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 4h, os portões abrem às 7h (horário de Mato Grosso do Sul) e fecham às 7h45. A prova começa às 8h e termina às 12h.

Durante a tarde a prova do Ensino Fundamental avalia Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia. A do Ensino Médio avalia Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5h.

No período da tarde os portões abrem às 13h30 (horário de Mato Grosso do Sul) e fecham às 14h15. Às 14h30 a prova começa e às 19h30 termina.

Nos siga no Google Notícias