ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Escolas de MS recebem do Ministério das Comunicações 400 computadores

Secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, participou da cerimônia de entrega

Cleber Gellio | 29/03/2022 17:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mato Grosso do Sul foi contemplado, nesta terça-feira (29/3), com 400 computadores por meio do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações (Mcom). A cerimônia de entrega ocorreu em Ponta-Porã, a 313 quilômetros de Campo Grande, com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e do secretário estadual de Infraestrutura e pré-candidato ao Governo, Eduardo Riedel.

Serão beneficiados mais de 13 mil alunos em 34 escolas do estado. No evento também foram inaugurados pontos do programa Wi-Fi Brasil, na Universidade Aberta do Brasil na aldeia Porto Lindo e na Escola José de Alencar, em Jacareí.

"O Mato Grosso do Sul já recebeu do Mcom mais de 300 pontos de Wi-Fi Brasil em locais públicos e, nos próximos três meses, iremos conectar 100% das escolas rurais do estado", realçou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

De acordo com o Ministério, com as entregas realizadas na solenidade de hoje, já são mais de 500 máquinas doadas no estado pelo Programa, que ainda capacitou 221 pessoas em cursos técnicos oferecidos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) sul-mato-grossenses.

Equipamentos e cursos - Em todo o país, já foram doados quase 26 mil computadores promovendo inclusão digital para a população de 600 municípios. Os equipamentos recebidos pelos CRCs passam por um processo de recondicionamento, que consiste na realização de limpeza, testes, troca dos componentes e instalação de aplicativos.

O programa também oferece cursos nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como informática, suporte e robótica. Até o momento, foram formadas 17 mil pessoas nos 103 cursos ofertados pelos CRCs.

Conectividade para todos - No Mato Grosso do Sul, o Wi-Fi Brasil instalou 286 pontos de conexão, dos quais 90% estão em zonas rurais e 117 deles em escolas públicas. Durante os próximos 90 dias, o programa do Mcom em parceria com a Telebras alcançará mais 10 unidades, chegando a todas as escolas do estado.

Com o objetivo de levar conectividade em alta velocidade às localidades do país onde há pouca ou nenhuma conexão, a ação conta com mais de 15 mil pontos em funcionamento em todo o País atualmente. Cerca de 10 mil novos pontos serão instalados nos próximos 3 meses em localidades como aldeias indígenas, comunidades quilombolas, unidades de ensino, saúde, segurança e serviço público, além de entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

A cerimônia foi organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para concessão de 8.189 documentos de titulação – entre provisórios e definitivos – em 164 áreas de reforma agrária de 51 cidades do estado.

Nos siga no Google Notícias