ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Experientes na vida, idosos vão a Portugal estudar como envelhecer com saúde

O grupo também vai participar da aula inaugural da Universidade da Maturidade em Soure, distrito de Coimbra

Por Izabela Cavalcanti e Murilo Medeiros | 16/05/2025 11:37
Experientes na vida, idosos vão a Portugal estudar como envelhecer com saúde
Coordenador da Universidade da Maturidade, professor Djanires Lageano, tirando foto com os participantes do projeto (Foto: Marcos Maluf)


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Grupo de idosos da Universidade da Maturidade (UMA) da UEMS embarca para Portugal. Os 23 participantes apresentarão trabalhos no VIII Congresso Internacional Sobre Envelhecimento e na aula inaugural da Universidade da Maturidade em Soure. O coral do grupo também fará apresentações musicais. A viagem proporciona intercâmbio de experiências e aprendizado sobre envelhecimento ativo. Os alunos da UMA destacam os benefícios do projeto, como o desenvolvimento de habilidades, o estímulo à socialização e a promoção do bem-estar. Criada em 2006, a UMA oferece atividades educacionais, culturais e de saúde para idosos. Atualmente, conta com 120 alunos na UEMS.

Pessoas da terceira idade de Campo Grande partiram rumo à missão em Portugal, na manhã desta sexta-feira (16). São 23 idosos que fazem parte da UMA (Universidade da Maturidade), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e que vão participar do VIII Congresso Internacional sobre Envelhecimento – AgeingCongress 2025, em Penafiel.

O grupo também vai marcar presença na aula inaugural da Universidade da Maturidade em Soure, no distrito de Coimbra. Durante a programação, eles farão uma apresentação do coral, interpretando as músicas “Alecrim Dourado” e “Sangue Latino”. Eles retornam para a Capital de Mato Grosso do Sul, no dia 27 de maio.


A professora aposentada Genir Genaro Lemos, de 75 anos, destacou como é gratificante fazer parte da UMA.

“Eu entrei no ano passado, em agosto. É ótimo, um passatempo, aprendizagem, companheirismo. Eu tenho problema de baixa visão, mas vou assim mesmo. Eu pego no braço de um, no braço de outro e vou embora”, disse aos risos.

Experientes na vida, idosos vão a Portugal estudar como envelhecer com saúde
Genir, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, dando entrevista ao Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf)

Na ocasião da viagem a Portugal, ela irá assistir palestras e trocar experiências. “Sempre estou aprendendo, nunca paro. Além dos conteúdos das palestras que são dadas, o companheirismo, a união do grupo é muito boa. Minha expectativa é não sair nunca, é continuar. Eu fui professora de Ensino Fundamental a vida toda, então, estudo não é novidade para mim. Só que agora eu não quero mais ensinar, só quero aprender”, destacou.

Para a representante comercial aposentada, Marlene Rosa Batista, de 66 anos, participar da universidade é uma forma de envelhecer com qualidade.

Experientes na vida, idosos vão a Portugal estudar como envelhecer com saúde
Com um sorriso no rosto, Marlene concede entrevista no Aeroporto de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

“Aprendi muito na Universidade da Maturidade. São várias matérias, Português, Artes, que fazem a gente aprender a lidar melhor com o envelhecimento. Não é um lugar para acolher idosos, mas, sim, para trazer aprendizado. Até informática eu entrei para ficar atualizada, porque não pode ficar estagnado na vida. Minha vida são os livros, eu nunca quis parar de estudar”, enfatizou.

A comerciante aposentada, Eliza Uehara, de 73 anos, participa há 2 anos e 6 meses do projeto. Ela foi ao Aeroporto Internacional de Campo Grande para se despedir dos colegas.

Segundo ela, o afeto foi uma das questões que aprendeu na universidade. “Vim desejar boa viagem, mandar energias boas. Eu não sou acostumada com essas coisas, de abraçar, beijar, tenho uma resistência, mas a UMA me fez acostumar, então, hoje, vim dar vários abraços no pessoal. Eu gosto muito de lá, porque é uma ocupação para a cabeça e as pessoas são muito acolhedoras”, disse.

Universidade - A UMA foi criada em 2006 pela UFT (Universidade Federal do Tocantins), com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável por meio de uma abordagem educacional, integrando educação, saúde, cultura, esporte e cidadania.

Desde 2022, a Universidade da Maturidade também é desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 120 pessoas fazem parte da faculdade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias