ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Gabarito da reaplicação do Enem será divulgado na próxima quarta-feira

Em MS, ao menos 1,7 mil participantes fizeram a segunda chamada da prova no primeiro domingo

Guilherme Correia | 16/01/2022 12:41
No Estado, milhares de estudantes fazem prova do Enem com objetivo de entrar no Ensino Superior. (Foto: Marcos Maluf)
No Estado, milhares de estudantes fazem prova do Enem com objetivo de entrar no Ensino Superior. (Foto: Marcos Maluf)

Os gabaritos oficiais da reaplicação das provas objetivas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 serão divulgados na próxima quarta-feira (19). Para acessar, o participante deve ir na seção Provas e Gabaritos, do portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Já os resultados finais da prova serão divulgados no dia 11 de fevereiro, na Página do Participante.

Os candidatos só terão acesso à correção detalhada da redação, que é a única prova subjetiva do exame, 60 dias após a divulgação dos resultados. A correção é apenas para fins pedagógicos, não cabendo recurso ou contestação.

Reaplicação - Neste domingo (16), foi realizado o segundo dia de provas da reaplicação do Enem para candidatos de todo o País. Em Mato Grosso do Sul, eram 9.663 pessoas inscritas, sendo 8.555 que não conseguiram fazer o exame em novembro de 2021, por motivos de saúde ou de logística, e 1.108 que não receberam isenção da taxa de inscrição.

No último domingo (9), contudo, o Inep registrou 1.748 participantes que estiveram presentes na reaplicação.

Esta etapa é destinada a quem estava inscrito no Enem regular, mas teve a realização prejudicada de alguma forma, além de pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade As provas desta aplicação começaram a ser aplicadas no último domingo (9).

Além disso, fazem ainda as provas os candidatos inscritos no Enem 2020 que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano. Pelas regras do exame, eles perderiam o direito a não pagar a taxa, mas por conta da pandemia, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), esses candidatos tiveram novo prazo.

Na edição anterior, referente ao ano de 2020, 33 municípios reaplicaram prova, em 34 locais diferentes. No Estado, foram 170 inscritos na ocasião, sendo que 80 estiveram presente no primeiro dia - cerca de 47,1%. Já a PPL (Privado de Liberdade), foram 41 locais em 19 municípios sul-mato-grossenses, sendo que 75,4% estiveram presentes no primeiro dia.

Enem 2021 - O Enem regular foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, nos formatos impresso e digital. Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o País fizeram as provas.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Nos siga no Google Notícias