ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Educação e Tecnologia

Site do Ministério da Saúde é invadido e dados de vacinação ficam fora do ar

Plataforma digital do Ministério da Saúde foi invadida nesta madrugada e não há como acessar comprovante

Guilherme Correia | 10/12/2021 07:45
Grupo assumiu autoria de ataque cibernético aos dados do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução)
Grupo assumiu autoria de ataque cibernético aos dados do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução)

Páginas on-line do Ministério da Saúde, além do aplicativo e site do ConecteSUS estão fora do ar na manhã desta sexta-feira (10), depois de terem sido invadidos por hackers durante a madrugada.

Neste momento, os dados de vacinação contra a covid-19 encontram-se indisponíveis para consulta. No entanto, a pasta diz que outros registros, tais como agendamento de consultas, exames e retirada de medicamentos, não foram comprometidos.

O ataque foi assumido pelo grupo "Lapsus$ Group", que deixaram mensagem no site, dizendo que queriam ser contatados para que os dados retornassem. Este aviso não está mais disponível.

Comprovante - Caso necessário, o comprovante físico de recebimento da vacinação pode ser utilizado para mostrar que tomou o imunizante. Ele é necessário, entre outras coisas, para confirmar que está apto a receber os reforços, por exemplo, como segunda ou terceira doses.

Em Campo Grande, a plataforma da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) chegou a ficar fora do ar. Ao Campo Grande News, foi dito que o acesso foi suspendido justamente por conta dos ataques cibernéticos ao Ministério. Contudo, a reportagem acessou o sistema às 7h52 e conseguiu acessar comprovante vacinal da secretaria municipal.

Até agora, a Saúde não deu previsão de retorno dos sistemas. O mesmo vale para os dados - não se sabe, até o momento, se eles foram excluídos ou se retornarão.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso.

Nos siga no Google Notícias