ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Enem tem três questões anuladas por similaridade com conteúdo divulgado

Polícia Federal foi acionada para investigar possível quebra de sigilo

Por Kamila Alcântara | 18/11/2025 14:18
Enem tem três questões anuladas por similaridade com conteúdo divulgado
Prova amarela do segundo dia do Enem 2025 (Foto: Nunah Souza)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou, na tarde desta terça-feira (18), que três questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 serão anuladas. A decisão ocorreu após a equipe técnica identificar relatos de divulgação, nas redes sociais, de itens considerados semelhantes aos aplicados na prova.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após identificar a divulgação nas redes sociais de itens similares aos aplicados na prova. A decisão foi tomada pela comissão assessora do exame, que manteve a validade da edição. A Polícia Federal foi acionada para investigar possível quebra de sigilo, embora o Inep tenha esclarecido que nenhuma questão foi replicada de forma idêntica, havendo apenas similaridades com itens do Banco Nacional de Itens.

Segundo o instituto, a comissão assessora responsável pela elaboração do exame analisou o caso e decidiu anular os itens com base nas informações sobre a montagem do teste. O órgão reforçou que mantém a isonomia, a lisura e a validade da edição deste ano.

O Inep explicou que o Enem utiliza a TRI (Teoria da Resposta ao Item), metodologia que exige pré-testes para a calibração das questões. Alunos que participam desses pré-testes podem ter contato com itens que venham a integrar provas futuras.

O órgão afirmou que nenhuma questão foi replicada de forma idêntica na prova de 2025. As publicações encontradas nas redes sociais apresentavam apenas similaridades pontuais com itens do Banco Nacional de Itens.

Para investigar a origem da divulgação, a Polícia Federal foi acionada. A corporação deverá apurar eventual quebra de sigilo ou conduta de má-fé relacionada à circulação de questões sigilosas.

O Inep declarou ainda que adota protocolos rigorosos de segurança para calibrar e selecionar os itens usados no exame e que todas essas etapas foram cumpridas na elaboração das provas deste ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.