ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Educação e Tecnologia

Líder da lista tríplice, Marcelo Turine fica na reitoria da UFMS

Decreto publicado no Diario da União oficializa o professor Marcelo Turine para o cargo, com mandato de 2020 a 2024

Silvia Frias | 23/09/2020 07:51
Professor da Faculdade de Computação, Marcelo Turine ficará no cargo de reitor até 2024 (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Professor da Faculdade de Computação, Marcelo Turine ficará no cargo de reitor até 2024 (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

O professor da Faculdade de Computação, Marcelo Augusto Santos Turine, foi reconduzido ao cargo de reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), primeiro colocado na lista tríplice enviada ao MEC (Ministério da Educação). O mandato é válido de 20 de outubro de 2020 até 24 de outubro de 2024.

A recondução ao cargo foi publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A vice-reitora, Camila Itavo, da Faculdade de Medicina Veterinária ficou em primeiro lugar na consulta à comunidade e na lista tríplice, também renomeada.

Em nota, Turine agradeceu a recondução. “Recebemos com muita honra e alegria a nomeação (...) reforçamos nosso compromisso com Mato Grosso do Sul e com o Brasil de ser referência no ensino, na pesquisa, na extensão e inovação”. Entre os compromissos, parcerias, nacionais e internacionais e combate à fraude e corrupção, para uso correto dos recursos públicos.

Polêmica – a lista tríplice encaminhada ao MEC foi alvo de críticas por elevar a quarta colocada à terceira posição, ignorando o resultado da consulta à comunidade. A mudança desagradou o Coun (Conselho Universitário), registrando o desagrave em ata.

A consulta à comunidade foi realizada no dia 17 de julho. A chapa 2, liderada pelo atual reitor Marcelo Turine, foi a mais votada com 42,4%. Em segundo e terceiro lugares ficaram as chapas de Lincoln Carlos Silva de Oliveira (24,4%) e Lídia Maria Ribas (4,9%), respectivamente. Em quarto lugar ficou a chapa liderada por Elizabeth Maria Azevedo Bilange, com 4,7% dos votos.

Nos siga no Google Notícias