ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

MS é o quinto estado que mais facilita a vida dos cidadãos com serviços digitais

Medida evita excesso de burocracia e dá mais celeridade ao atendimento com aplicativo no celular

Gabriela Couto | 18/01/2022 10:45
Na palma da mão, aplicativo MS Digital disponível para a população oferece mais de 80 serviços digitais. (Foto: Divulgação)
Na palma da mão, aplicativo MS Digital disponível para a população oferece mais de 80 serviços digitais. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul é o 5º estado da federação que mais oferece serviços digitais na comparação dos anos de 2020 e 2021. Desde 2019, a administração aplica o plano de digitalização no âmbito da política de desburocratização. A meta é tornar 100% dos serviços públicos acessíveis na palma da mão dos sul-mato-grossenses, com o aplicativo MS Digital.

Hoje, os cidadãos do Estado dispõe de mais de 80 serviços que podem ser acessados por meio de dispositivos digitais. O aplicativo é utilizado por 60 mil pessoas para busca de informações sobre as diversas áreas do governo. Cerca de 27 mil pessoas acessam os serviços digitais diariamente.

“A transformação digital no setor público reduz a burocracia, aumenta a transparência e otimiza o atendimento à população”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A meta da gestão é eliminar a médio prazo a utilização de papel, com ganhos na agilidade e redução dos gastos com o custeio administrativo.

A perspectiva é de até o fim de 2022, assegurar acesso em formato digital a todos os serviços públicos. Os recursos para a digitalização são do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal, alocados junto ao BID (Banco Internacional de Desenvolvimento).

“O governo vai continuar fazendo reformas que visem a eficiência e nossa meta é tornar MS o Estado inovador e mais digital do País. Investimentos em tecnologia, inovação e serviços digitais ajudam também no crescimento econômico, ampliam as oportunidades”, acrescentou Azambuja.

Confira alguma das ferramentas disponíveis no MS Digital: Carteira de Vacinação, Carteira do SUS, Carteira Funcional dos Servidores Estaduais, Carteira de Pescador Amador, Carteira Estudantil, Detran Mobile (consulta de multa e débitos de veículo, CNH Digital), denúncia ao Procon, BO Online, e-OUV, Matricula Digital, GuiAgems, Alerta de desastres por SMS, Resenha Virtual, Mira – Aplicativo de presença escolar, Jucems Digital, Newsletter e Rodovia Viva PMR MS.

Nos siga no Google Notícias