ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Número de vagas na rede estadual em 2021 não será afetado pela pandemia

Matrículas serão abertas em novembro e novas vagas dependem de quantos alunos continuarão na rede

Ana Paula Chuva e Paula Maciulevicius Brasil | 07/10/2020 13:59
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Programadas para começarem em novembro de 2020, as matrículas da Rede Estadual de Ensino não serão afetadas pela pandemia da covid-19. De acordo com a Sed (Secretaria Estadual de Ensino) as vagas serão disponibilizadas com base na capacidade da rede.

Ainda não é possível mensurar o número de novas vagas para o ano letivo de 2021. O levantamento  será feito depois do período de rematrículas que é quando a secretaria consegue saber o número de estudantes que permanecerão na rede.

“Primeiro fazemos a rematrícula, com isso a gente sabe o número de estudantes segue com a gente, depois vamos para as matrículas novas. Mas o fato de ter vagas não significa que determina escola vai ter, tem escola que preenche 100% das vagas logo na primeira semana. Então depende muito”, destacou.

Ao Campo Grande News, a pasta explicou ainda que o número de vagas não muda em relação ao quantitativo de tudantes que tiveram no ano anterior.

"O número de vagas não tem relação direta com a pandemia, mas sim com o número de alunos que a rede pode abrigar. Em 2020 abrimos 240 mil aproximadamente, sempre ofertamos um número alto”, disse através da assessoria de imprensa.

A secretaria explica que a cada ano a oferta de ensino muda e então isso norteia a oferta das vagas. “Ano a ano mudamos a oferta de ensino, a gente foca nos anos finais, que é do 6º ano ao 9º ano do fundamental e a oferta do ensino médio. Vamos trocando aos poucos a oferta dos anos iniciais com a rede municipal que foca mais nessa educação”, destacou.

Matrículas - As matrículas terão início no mês de novembro e poderão ser feitas de forma digital como nos anos anteriores, e para quem não puder fazer pela internet poderá ser feito pelo telefone e em último caso poderá ser feita na própria Central de Matrículas.

O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2021 e segundo o superintendente de Informação e Tecnologia da Sed Paulo Cezar Rodrigues, o cenário ainda depende dos órgãos de saúde.

"Já sabemos que não vem ocorrendo a vacinação em massa, não teremos como retornar às aulas totalmente presenciais em 2021. Há o pensamento de iniciarmos o ano letivo com alunos frequentando aulas presenciais, mas também as remotas", disse.


Nos siga no Google Notícias