ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Prazo para aditamento dos contratos do Fies termina neste sábado

Modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos

Marta Ferreira | 29/11/2019 17:35

Estudantes que têm contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) firmados até o segundo semestre de 2017 têm até este sábado (30) de novembro para renovar o financiamento. O pedido para aditar o contrato é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no Sistema Informatizado do Fies.

A cada semestre os contratos devem ser renovados. O prazo, que terminaria no dia 31 de outubro foi prorrogado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Se não houver alteração nas regras, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Quando há mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação.

Os contratos firmados a partir desse ano têm prazos definidos pela Caixa. O Novo Fies tem modalidades que variam de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

Além do juro zero, o Novo Fies oferece a modalidade P-Fies para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Nos siga no Google Notícias