Professora se mobiliza por bicicleta nova para aluno e irmãs irem à escola
A intenção é substituir a velha para amenizar as dificuldades no trajeto pela periferia de Paranaíba
Patrícia Florindo é daquelas professoras conscientes de que sua profissão vai além do ensinar e quer promover a transformação social, principalmente quando se trata das vidas dos estudantes que têm mais dificuldades. Ela tem 45 anos e atua em escolas das redes municipal e estadual de Paranaíba, município de Mato Grosso do Sul que fica na divisa com Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma professora de Paranaíba, Mato Grosso do Sul, busca ajuda para comprar uma bicicleta nova a um aluno de 12 anos que, diariamente, transporta suas duas irmãs à escola em uma bicicleta antiga. O estudante, que teve os pais presos, mora com parentes e dorme em um sofá devido às dificuldades financeiras. O garoto apresentou significativa melhora em seu desempenho escolar após receber incentivos de sua professora, Patrícia Florindo, de 45 anos. Ele enfrenta um trajeto desafiador até a escola, com subidas e temperaturas que podem chegar a 42°C, enquanto carrega as irmãs em sua bicicleta deteriorada.
Este ano letivo termina com ela feliz pela aprovação da turma do 5º ano para a qual dá aula, mas em dívida com um aluno a quem prometeu uma bicicleta nova, caso se esforçasse mais e melhorasse as notas. Ele tem 12 anos e passou para o 6º ano.
Antes, era um menino "muito agitado, bagunceiro e que tinha comportamento um pouco agressivo" na sala, segundo Patrícia, mas que mudou desde que começou a receber incentivos e mais atenção. Ele até expressou um agradecimento numa das últimas avaliações aplicadas pela professora.
"Começou a tirar 10 em matemática e português. Foi da água para o vinho na escola, o que é muito gratificante considerando o contexto em que ele vive", conta. Ela se refere às dificuldades financeiras dos parentes do estudante, que cuidam integralmente dele e das irmãs. As crianças não serão identificadas nesta matéria por estarem em situação de vulnerabilidade.
Com uma bicicleta velha, o menino atravessa a periferia da cidade para levar as duas irmãs para a escola todos os dias. O caminho é sofrido: tem subidas, calor que já chegou a 42ºC na cidade sul-mato-grossense e o peso das meninas. "Ele chega a ficar andando em zigue-zague carregando as duas por alguns pedaços, até conseguir estabilizar o peso da bicicleta", diz.
Patrícia, que já morou em Campo Grande, compara: "A distância que ele percorre é como você sair do Círculo Militar e ir até o aeroporto".
Patrícia já vai cumprir outra parte da promessa na próxima terça-feira (2), levando o menino para comer pizza pela primeira vez. O restante da turma vai também.
"Sou educadora efetiva aqui em Paranaíba há cinco anos e, de todos os alunos, eu tenho uma história para te contar. Mas a dele me marcou. É um menino de bom coração. Se a gente não tiver amor, o aluno não evolui, não te dá resultados", finaliza.
A professora pede ajuda para comprar uma bicicleta para o menino e, se possível, também uma para cada irmã dele. A chave Pix para quem quiser ajudar com qualquer valor é (67) 99939-5959.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




