ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Projeto vai avaliar efeitos do distanciamento social nos acadêmicos

Intenção é recolher dados sobre o que este isolamento pode causar na comunidade universitária

Leonardo Rocha | 12/04/2020 16:49
Campus da UFMS em Coxim (Foto: Divulgação - UFMS)
Campus da UFMS em Coxim (Foto: Divulgação - UFMS)

Projeto selecionado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai estudar os efeitos do distanciamento social nos estudantes, técnicos e docentes da Universidade, durante a pandemia do coronavírus. Esta pesquisa será feita de forma conjunta entre os cursos de enfermagem e psicologia.

A proposta apresentada é do Campus de Coxim, cidade que fica a 255 km de Campo Grande. Ela entra dentro do edital lançado pela Universidade, com o tema “UFMS Contra o Coronavírus”. O objetivo é avaliar os efeitos do ensino feito à distância na saúde mental dos alunos, assim como o teletrabalho aos funcionários.

O coordenador do projeto, Cremildo João Bastista, explicou que a pesquisa será desenvolvida em duas frentes, sendo a primeira de acolhimento e assistência psicossocial e a outra entender quais foram os efeitos causados durante todo período (pandemia).

“O objetivo é reduzir os efeitos nocivos do isolamento ou distanciamento social na comunidade universitária, e compreender como essas medidas, teletrabalho, estudos dirigidos, afetam o bem-estar psicológico”, explicou Batista.

Avaliação - No projeto haverá um formulário entregue a toda comunidade universitária, para se medir, por exemplo, escalas de estresse, depressão, bem-estar psicológico. Esta avaliação poderá apresentar indicadores sobre como devem ser realizadas estas medidas em cenários futuros, caso haja necessidade.

“Certamente precisamos, mais do que nunca, num momento como esse, colocar nossos conhecimentos a serviço de um bem maior. São iniciativas como essa que nos ajudarão a passar por essa crise com um saldo positivo de aprendizagens e ações preventivas”, avalia a diretora do campus de Coxim, Eliene Dias de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias