ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

"Enem dos Professores" é encarado como teste para outros exames

Mesmo com chuva em Campo Grande, inscritos comparecem para testar conhecimentos

Por Inara Silva e Raíssa Rojas | 26/10/2025 12:09
"Enem dos Professores" é encarado como teste para outros exames
Candidatos chegam à Escola Estadual Waldemir Barros da Silva (Foto: Marcos Maluf)

Em Mato Grosso do Sul, 25 mil pessoas são esperadas hoje para a PND (Prova Nacional Docente), aplicada em 750 cidades brasileiras, sendo sete no Estado. Por ser a primeira edição, alguns inscritos encaram o exame como um teste para se preparar para futuras aplicações, enquanto outros, ainda em formação, participam por recomendação das universidades.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) mobiliza 25 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, distribuídas em sete cidades. O exame, conhecido como "Enem dos Professores", atrai tanto veteranos quanto estudantes em formação, que encaram a avaliação como preparação para futuras edições. Aplicada em 750 cidades brasileiras, a PND tem como objetivo avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e apoiar concursos públicos para ingresso na carreira docente. Embora não substitua os processos seletivos tradicionais, governos e prefeituras poderão utilizar as notas como critério de seleção ou pontuação complementar.

Nem a chuva que atinge Campo Grande afastou os candidatos. A universitária Eunice Jesus de Barros, 56 anos, é uma delas. Moradora do bairro Tijuca, ela se deslocou até a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no bairro Moreninha I, acompanhada do marido. Eunice contou que realizou simulados na faculdade para se preparar, mas reconheceu que “a prova é sempre uma caixinha de surpresa”.

"Enem dos Professores" é encarado como teste para outros exames
Universitária Jéssica Rodas Rodrigues, 29 anos, fez a prova na Moreninha I. (Foto: Marcos Maluf)

A estudante de Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Jéssica Rodas Rodrigues, 29 anos, vê a avaliação como uma etapa necessária para concluir a graduação. “Vai ser uma prova para colocar o conhecimento em teste. Acho que vou me sair melhor na área de Literatura e Português, mas acredito que as outras questões estarão tranquilas”, afirmou.

Moradora do bairro Campo Alto, Jéssica também faz o exame na Moreninha. Ela contou que estudou e pesquisou bastante, tomou um café da manhã reforçado e espera um bom desempenho.

Veteranos - Além dos estudantes, o exame também atraiu profissionais experientes, como o professor de artes Rodrigo Andrade, 39 anos. Formado em 2003 pela Universidade Leonardo da Vinci, em Blumenau (SC), ele mora há oito anos em Campo Grande. Andrade considera a prova um teste e disse estar tranquilo. “A vida de professor é complicada. Fiz microestudos sobre as referências bibliográficas, mas estou apostando no meu conhecimento cristalizado na universidade”, afirmou.

O professor de Biologia Luiz Octávio Gonzales, 32 anos, com dez anos de experiência, contou que soube da prova por meio de um grupo de professores e, assim como Andrade, decidiu participar para conhecer o formato. “Sendo bem realista, acredito que haverá uma concorrência muito alta. Estamos fazendo para ver como é a avaliação e nos preparar melhor para as próximas edições”, disse.

"Enem dos Professores" é encarado como teste para outros exames
Professor de Artes Rodrigo Andrade, 39 anos, participa do exame. (Foto: Marcos Maluf)

O exame é aplicado no horário de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início da prova às 13h30. O término está previsto para as 19h.

Exame - Conhecida como “Enem dos Professores”, a PND tem o objetivo de avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e apoiar concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública. O exame não substituirá os concursos, mas governos e prefeituras poderão optar por utilizar as notas dos participantes como forma de ingresso ou complemento de pontuação nas seleções.

Atualmente, os concursos costumam ocorrer, em média, a cada 7,5 anos nas redes municipais e a cada 5 anos nas estaduais. Por isso, a aplicação anual da PND pretende auxiliar na identificação e captação de profissionais com formação adequada. Entre os objetivos adicionais estão a criação de parâmetros para autoavaliação dos participantes e o fornecimento de subsídios para formulação de políticas públicas na área da educação.

"Enem dos Professores" é encarado como teste para outros exames
Candidatos entram para a prova na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.