ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Educação e Tecnologia

Senai abre 355 vagas em cursos gratuitos em 13 cidades de MS

Há oportunidades para assistente de logística e administrativo, mecânico de automóveis, entre outros

Por Caroline Maldonado | 20/04/2024 14:57
Alunos assitem aula no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). (Foto: Divulgação/Senai)
Alunos assitem aula no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). (Foto: Divulgação/Senai)

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abriu 355 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos, em 13 cidades de Mato Grosso do Sul. As oportunidades são em Dourados, Nova Alvorada do Sul, Amambai, Ponta Porã, Maracaju, Porto Murtinho, Bonito, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu e São Gabriel do Oeste.

Os cursos são oferecidos por meio do programa MS Qualifica, do Governo do Estado, por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho). As oportunidades buscam preparar jovens e estimular a reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

A parceria é estratégica para fortalecer o desenvolvimento econômico de MS, segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo. “Temos grandes oportunidades em Mato Grosso do Sul. As indústrias que estão se instalando são um grande fomento para qualificação de mão de obra. Porém, também temos indústrias antigas que estão perdendo profissionais com experiência e que precisam ser repostos. Temos a necessidade de suprir tais demandas para desenvolver o Estado ainda mais”.

Cidades e cursos - Em Itaquiraí, as qualificações são de Formação Básica na Operação de Empilhadeira e Mecânico de Automóveis Leves. Os cursos são de Assistente de produção, em Dourados; Vendedor em Nova Alvorada do Sul; Assistente de Logística em Amambaí; Assistente de Produção em Ponta Porã; Assistente Administrativo em Maracaju; Operador de Computador em Porto Murtinho; Atendimento ao Público em Bonito; Assistente Administrativo em Eldorado; Assistente de Logística em Mundo Novo; Operador de Computador em Santa Rita do Pardo; Atendimento ao Público em Bataguassu e Vendedor em São Gabriel do Oeste.

Em Dourados, as aulas serão durante a manhã e o de Mecânico de Automóveis Leves em Itaquiraí será a tarde. Os cursos nas demais cidades serão durante a noite. Cada um começa em datas diferentes a partir do fim de abril e durante o mês de maio.

Inscrições - As inscrições são online, mas é necessário enviar ou apresentar, no primeiro dia de aula ou quando solicitado, cópia dos seguintes documentos: foto, documento de identificação com foto;  certidão de nascimento ou casamento (caso o documento de identificação não tenha a naturalidade); CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou declaração da Receita Federal; comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade (não será aceito autodeclaração de escolaridade).

Poderão ser aceitos alunos com documentação de país estrangeiro, em consonância com a legislação vigente. O comprovante de escolaridade estrangeiro deverá, obrigatoriamente, ser validado na SED (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul).

Candidatos estrangeiros, além da cópia do CPF, deverão apresentar a carteira de identidade RNM (Registro Nacional Migratório) e Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

Clique aqui para fazer inscrição.

Nos siga no Google Notícias