ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Silêncio e nostalgia: portão fechando em dia de vestibular comove veteranos

Cerca de 30 estudantes de Medicina foram voluntários na recepção dos candidatos

Por Cassia Modena e Caroline Maldonado | 03/12/2023 09:03
Turma de Medicina fez trabalho voluntário recepcionando candidatos e distribuindo bombons (Foto: Paulo Francis)
Turma de Medicina fez trabalho voluntário recepcionando candidatos e distribuindo bombons (Foto: Paulo Francis)

Fechou com cinco minutinhos de tolerância, às 8h05, o portão para a entrada de candidatos a prestar a primeira etapa do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no bloco Multiuso 1. Já que ninguém chegou atrasado nos primeiros minutos após, o que mais chamou atenção foi a comoção de veteranos que recepcionavam os candidatos.

A turma que ingressou no curso de Medicina, este ano, fez esse trabalho voluntariamente. Animaram quem ia chegando e distribuíram 364 bombons que compraram colaborativamente. Quando presenciaram o fechamento, as lembranças do que já viveram antes de entrar na universidade, tomaram conta dos pensamentos.

Todos ficaram em silêncio. "É nostalgia ouvir o apito, ver o portão fechando e não estar lá dentro para fazer a prova, mas sim aqui, do lado de fora, já cursando a graduação", descreve o acadêmico Atônio Pedro Flores, 19.

Inscritas se apressam para dar tempo de entrar (Foto: Paulo Francis)
Inscritas se apressam para dar tempo de entrar (Foto: Paulo Francis)
Portas de um dos blocos onde prova é aplicada, são fechadas (Foto: Paulo Francis)
Portas de um dos blocos onde prova é aplicada, são fechadas (Foto: Paulo Francis)

Lara Aparecida Valério Pereira, 19 anos, foi outra que fez questão de presenciar o momento.  "Fizemos essa ação com nossos futuros calouros e viemos acompanhar o fechamento do portão. É marcante para nós, que conseguimos passar e estamos cursando", contou. Ela e Antônio fazem parte de um grupo de 30 pessoas, aproximadamente, que tiveram sensações parecidas.

Inscritos - Para o vestibular e o PASSE UFMS, alternativa a quem quer realizar a prova ao fim de cada um dos três anos do Ensino Médio, mais de 44 mil pessoas se inscreveram. O número superou as expectativas, segundo o pró-reitor da UFMS, Cristiano Argemon.

"Superou a quantidade do ano passado também. Isso demonstra a confiança que a sociedade tem na nossa instituição, e é muito importante para a gente. O estudante é a grande razão da existência da universidade, então, quando ele confia a formação profissional dele à UFMS, a gente fica muito contente", disse à reportagem.

Pró-reitor, Cristiano Argemon, comentou sobre inscrições (Foto: Paulo Francis)
Pró-reitor, Cristiano Argemon, comentou sobre inscrições (Foto: Paulo Francis)

A organização do vestibular e do PASSE é feita pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). Houve as opções de fazer a prova presencialmente ou on-line, este ano. A diretora-presidente da entidade, Nilde Brum, destaca a estrutura para a presencial. "Nós envolvemos em torno de 1,5 mil profissionais espalhados no Estado, nas 12 localidades, incluindo Dourados. Mesmo não tendo campus da universidade lá, nós preparamos todo o material, toda a estratégia para aplicar a prova também", explica.

 Aqui em Campo Grande são cinco locais que nós estamos aplicando a prova e todas as provas aplicadas simultaneamente, portanto no mesmo horário que começa aqui em Campo Grande começa também no interior para que a gente possa garantir a exonomia, tranquilidade para todos os vestigulantes E tem online também, né? Exatamente, nós temos aplicação online tanto presencial quanto online, ele pode fazer online presencial e online pelo computador da casa.

Diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, falou de estrutura (Foto: Paulo Francis)
Diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, falou de estrutura (Foto: Paulo Francis)

Gabarito -  A publicação da relação preliminar de respostas está prevista para amanhã (4).

Já o resultado definitivo do vestibular está previsto para publicação em 26 de janeiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias