ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Uems abrirá vestibular para 14 novos cursos em 2023 e reformula cota

Confira a lista de cursos: universidade anunciou maior reformulação em 20 anos

Caroline Maldonado | 31/08/2022 09:38
Campus da Uems em Dourados. (Foto: Divulgação/Uems)
Campus da Uems em Dourados. (Foto: Divulgação/Uems)

A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) alterou projetos pedagógicos, está mudando algumas graduações de campus e abrirá vestibular para 14 novos cursos para 2023. Segundo a universidade, essa é a maior reformulação em cursos de graduação em 20 anos. Além disso, 5% das vagas dos cursos de graduação serão reservadas às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

A unidade de Campo Grande terá cursos de graduação em Psicologia (bacharelado); Ciências Biológicas (bacharelado), História (licenciatura) e Administração Pública (bacharelado).

Em Coxim também será ofertado o curso de Psicologia (bacharelado). Nas unidades de Aquidauana, Cassilândia e Jardim será ofertada a graduação de Direito (bacharelado). Em Costa Rica terá o curso de Enfermagem (bacharelado).

O campus de Amambai terá Pedagogia Intercultural (licenciatura). Essa graduação será primeiramente ofertada para professores guarani e kaiowá, que estejam atuando nas escolas municipais de Amambai e Caarapó. O processo seletivo será feito separado dos demais cursos.

As unidades de Mundo Novo e Maracaju terão curso de Agronomia (bacharelado). Em Ivinhema, a universidade terá Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e em Nova Andradina haverá Sistemas de Informação (bacharelado).

Mudanças - Mais de 20 graduações tiveram alterações importantes em suas grades curriculares, além de mudanças referentes a troca de unidade em que o curso será ofertado.

O Curso de História (licenciatura), anteriormente ofertado na Uems de Amambai, será remanejado para UEMS de Campo Grande na Unidade das Moreninhas, juntamente com o curso de Administração Pública (bacharelado).

As alterações foram decididas em reunião ordinária do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) na terça-feira (30), segundo  reitor da UEMS, professor doutor Laércio Alves de Carvalho.

"A demanda de expansão de cursos atende uma necessidade de ampliar as oportunidades do povo de Mato Grosso do Sul. A gestão atual da UEMS sempre buscou dialogar com a sociedade, visando atender essas demandas, principalmente no interior do Estado. Particularmente, meu sentimento é de gratidão a toda comunidade acadêmica por acreditar nesse novo momento, proporcionar novos cursos e novas formações para nossa sociedade. Sem dúvida, a UEMS nos seus 29 anos amplia suas vagas e conquista seu espaço, com muito trabalho, respeito e dedicação de todos e todas", destaca o reitor.

Segundo a vice-reitora, professora doutora Celi Corrêa Neres, as novas ofertas visam atender demandas sociais que foram, cuidadosamente levantadas, mediante consultas regionais.

"Todos os projetos pedagógicos possuem um viés inovador. Nossa orientação é que a UEMS trabalhe com projetos que tenham uma pedagogia em articulação com as demandas sociais que chegam até nós. Foi um dia histórico e de grande alegria pra nós. Reforçamos nosso compromisso com a sociedade do MS e com o desenvolvimento das pessoas por meio da Educação Superior", comenta a vice-reitora.

Nos siga no Google Notícias