ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

UFMS abre inscrições para vestibular e Passe nesta segunda-feira

Ao todo, serão mais de 10 mil vagas ofertadas em 125 cursos de graduação

Mylena Fraiha | 03/09/2023 11:25
Monumento da UFMS na entrada da Cidade Universitária, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Monumento da UFMS na entrada da Cidade Universitária, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Inscrições para os processos seletivos Vestibular e Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) para ingressar em cursos de graduação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abrem nesta segunda-feira (4) e terminam no dia 16 de novembro.

Ao todo, serão mais de 10 mil vagas ofertadas em 125 cursos. As inscrições devem ser feitas por meio da página ingresso.ufms.br. Do total de vagas disponíveis, 5 mil serão destinadas a dez cursos a distância.

Uma das novidades nos editais deste ano é a ampliação do período para solicitar isenção da taxa de inscrição, que vai de 4 de setembro a 4 de outubro. Além disso, houve uma redução na taxa de inscrição, que agora é de R$ 100.

Outro destaque é a inclusão de dois novos cursos programados para o ingresso em 2024: Ciências Biológicas, oferecido no Câmpus de Três Lagoas, e Pedagogia Intercultural Indígena, disponibilizado no Câmpus de Aquidauana.

Provas - As provas estão programadas para ocorrer nos dias 3 e 10 de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), e serão aplicadas nos dez municípios onde a UFMS mantém câmpus: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, além de Dourados.

De acordo com a UFMS, as provas podem ser realizadas de forma presencial ou online, dependendo do curso escolhido.

No que diz respeito à redação, a Editora UFMS e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) lançaram o livro "Texto dissertativo-argumentativo: construções e articulações", que compartilha o aprendizado adquirido ao longo dos anos na correção das redações.

O livro digital está disponível em repositorio.ufms.br, enquanto a versão física pode ser encontrada na Livraria UFMS, localizada no Corredor Central.

Vestibular e Passe - Os processos seletivos da UFMS oferecem diferentes oportunidades para candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio. O Vestibular UFMS é destinado aos que já concluíram ou concluirão o Ensino Médio até a data de matrícula na universidade. A avaliação inclui 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.

Por sua vez, o Passe UFMS é direcionado aos candidatos ainda cursando o Ensino Médio, que desejam ingressar na UFMS por meio de avaliações seriadas, realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos para cada período.

A escolha do curso acontece apenas no último ano e as avaliações consistem em 60 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação, na terceira etapa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias