UFMS discute Rota Bioceânica e seus impactos nos recursos naturais em simpósio
Escolha do tema está alinhada com a proposta do programa, que tem foco na interdisciplinaridade
Com o objetivo de aproximar diferentes áreas de estudo sobre recursos naturais, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza, de 3 a 5 de dezembro, o 1º Simpósio de Pós-Graduação em Recursos Naturais. O evento, que acontecerá no auditório Arq. Jurandir S. Nogueira, em Campo Grande, terá como tema Rota Bioceânica: perspectivas interdisciplinares para os recursos naturais e contará com palestras, apresentações e mesas-redondas sobre o impacto da região na preservação e uso dos recursos naturais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Patricia Mescolotti, coordenadora do programa de pós-graduação em Recursos Naturais, destaca a importância do evento para o crescimento do curso, especialmente com a primeira turma de doutorado iniciando este ano. "Este é um momento histórico para o nosso programa, é o primeiro evento mais estruturado que fazemos. É uma oportunidade para os alunos se conectarem e interagirem com outras áreas e profissionais, além de trazer uma identidade para o curso", afirma Patricia.
- Leia Também
- Criação de municípios na fronteira beneficia crime organizado, indica estudo
- Obras da Bioceânica avançam no Chaco com várias frentes de trabalho
A escolha do tema está alinhada com a proposta do programa, que tem foco na interdisciplinaridade. "A Rota Bioceânica envolve diversas áreas de estudo e possibilidades de pesquisa. Nosso programa tem a capacidade de explorar essas questões, como dinâmica de paisagem, resíduos e variáveis sociais e ecológicas", explica a coordenadora.
Para Fábia Carvalho, representante dos estudantes, a ideia do simpósio surgiu de uma conversa entre os alunos sobre a falta de eventos mais abrangentes na área de recursos naturais. "Normalmente, os eventos são mais específicos, como encontros de botânicos ou de arquitetos. Agora que temos o doutorado, sentimos que seria interessante criar um evento para integrar as turmas de mestrado e doutorado, além de divulgar o programa", comenta Fábia.
Ela também revela que o simpósio já está superando as expectativas. "Recebemos uma quantidade surpreendente de inscrições. Para um evento inaugural como esse, a preocupação com a quantidade de público era grande, mas já superamos o esperado. A área de recursos naturais é ampla e envolve muitos profissionais de diferentes áreas, como arquitetura, biologia, geografia, entre outras, o que explica o interesse", afirma a representante discente.
As inscrições para o simpósio seguem abertas até amanhã (30), e os interessados podem obter mais informações no Instagram do programa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


