ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Educação e Tecnologia

UFMS lança edital de bolsas para empresas atuarem no exterior

Programa vai levar até quatro startups ou empresas de base tecnológica no Estado para Portugal

Idaicy Solano | 29/08/2023 14:42
Campus da UFMS em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Campus da UFMS em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lançou edital que vai contemplar  até quatro startups ou empresas de base tecnológica sul mato-grossenses para expandir seus negócios em Portugal. Outras seis empresas passarão por treinamento e capacitação em internacionalização de negócios.

O edital tem como público alvo empresas que possuam potencial para atuar no mercado europeu, desenvolver capacidade de operar globalmente e se inserir no mercado mais maduro, com intuito de gerar negócios, através da comercialização de produtos e serviços. O objetivo é tornar a empresa mais competitiva e obter reconhecimento da marca no mercado nacional.

O programa será desenvolvido em três etapas: mentoria para elaboração de projetos; capacitação das empresas e startups selecionadas na temática da internacionalização de negócios; e oferta de bolsas de permanência por até 12 meses em Portugal.

As empresas  selecionadas no programa serão incubadas no Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro (PCI - Creative Science Park), onde poderão desenvolver seus produtos e estabelecer conexões com parceiros globais.

Segundo o gerente da Startup Sesi, do Sistema Fiems, Odilon Moura a internacionalização de negócios é um processo complexo e com muitos obstáculos, e a proposta do edital é apoiar estas empresas na expansão dos negócios para além das fronteiras nacionais.

"A dificuldade financeira é apenas um desses desafios. Por meio do edital, esperamos mitigar esse risco financeiro para que as empresas possam focar no enfrentamento de outros desafios relevantes e, com isso, encontrar soluções globalmente", declara.

O programa Startup Global MS, que vai apoiar os empreendimentos com potencial de internacionalização, é uma parceria da universidade com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e apoio da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Como participar - As empresas interessadas deverão apresentar propostas alinhas às áreas prioritárias e estratégicas para a pesquisa, desenvolvimento e inovação de Mato Grosso do Sul.

Conforme previsto no edital, serão aceitar propostas nas áreas do Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas, Tecnologias da Informação e Comunicação e Tecnologias para a Educação.

As propostas devem ser submetidas por meio da plataforma SIGProj-UFMS, até o dia 10 de setembro. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 2 de outubro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias