ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

UFMS realiza primeira colação de grau via internet

Estudante de Medicina de Três Lagoas se formou online e ainda, de forma antecipada

Lucia Morel | 19/04/2020 14:39
Representantes da universidade participaram do ato. (Foto: Divulgação UFMS)
Representantes da universidade participaram do ato. (Foto: Divulgação UFMS)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizou a primeira colação de grau pela internet na última sexta-feira para uma aluna do curso de Medicina em Três Lagoas e já se prepara para formar mais estudantes dessa graduação na mesma modalidade.

Pode-se dizer que Ariél Krause foi duplamente beneficiada nesse período de pandemia de coronavírus, já que além de ter aproveitado a facilidade da colação online, ainda formou-se antes do tempo previsto, como prevê portaria do MEC (Ministério da Educação) que autoriza antecipação do período de graduação de estudantes da área da saúde para atuação combate à covid-19.

Além disso, ela também correu contra o tempo porque tem que assumir um concurso no Paraná na semana eu vem, e precisava do diploma. Assim, ela conseguiu liminar na Justiça para acelerar o processo de graduação.

Segundo o pró-reitor de Graduação Ruy Corrêa Filho da universidade, a organização dessa colação, em especial, foi trabalhosa, pois os preparativos foram feitos de um dia para o outro devido à liminar.

Ele explicou também que os ritos necessários foram cumpridos a rigor. “Assim como nós temos prevista a colação de gabinete, essa colação cumpriu basicamente todos os requisitos”.

A estudante foi até o gabinete do diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo na sexta-feira e de lá, em chamada de vídeo pela internet, cumpriu os rituais de graduação.

Segundo Ariél, a universidade foi ágil em conseguir realizar a cerimônia. “Também demonstra o quanto a instituição tem se adequado ao contexto que temos vivido atualmente, o contexto da pandemia”, disse.

Tecnologia possibilitou formatura sem necessidade de aglomeração. (Foto: Divulgação UFMS)
Tecnologia possibilitou formatura sem necessidade de aglomeração. (Foto: Divulgação UFMS)

A agora médica também comentou que “foi muito inusitado, porque foi um evento online e além de ter sido um evento que já era importante para mim, tem o fato de que também foi um evento inédito da Instituição e eu estava lá fazendo parte disso”.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, “é um momento de emoção muito grande porque estamos vivendo num cenário complexo de saúde, de economia, no nosso país, no mundo, e vocês (estudantes da área da saúde) têm de estar na linha de frente ajudando o nosso país”, disse.

Mais colações à distância – Assim como Ariél, outros 39 alunos do curso de Medicina do campus de Três Lagoas se interessaram em abreviar o curso e colar grau, após a medida provisória do Governo Federal.

O pró-reitor Ruy Corrêa Filho explica que os estudantes interessados até agora, preenchem os requisitos necessários dispostos nas portarias da UFMS e do MEC para participarem da colação de grau.

A previsão é de que em breve sejam realizadas outras cerimônias de maneira virtual. “A gente tem plena convicção que eles estão muito bem preparados para contribuir com a sociedade, especialmente no enfrentamento da covid-19, nesse momento que a gente está passando”, afirmou.

O Ministério da Educação formalizou a possibilidade de antecipação da formatura para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, enquanto durar a situação de emergência na saúde pública devido à pandemia da Covid-19.

A portaria nº 374/2020, do dia 3 de abril, autoriza essa antecipação e foi  publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Nos siga no Google Notícias