Diante da reclassificação para pré-hipertensão, você pretende mudar hábitos?
Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News
Uma nova diretriz apresentada no Congresso Brasileiro de Cardiologia, nesta quinta-feira (18), classificou a pressão arterial de 12 por 8 como “pré-hipertensão”. Com isso, o Campo Grande News quer saber, na enquete de hoje (19), se você pretende mudar seus hábitos. Participe ao final da matéria e deixe também seu comentário nas nossas redes sociais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Nova diretriz do Congresso Brasileiro de Cardiologia reclassifica pressão arterial de 12 por 8 como "pré-hipertensão", alinhando-se à Sociedade Europeia de Cardiologia. A mudança visa alertar para os riscos cardiovasculares, mesmo em níveis pressóricos anteriormente considerados normais. A pressão ideal passa a ser abaixo de 120/70 mmHg. Indivíduos na faixa de pré-hipertensão são aconselhados a adotar hábitos saudáveis, incluindo exercícios físicos regulares, controle do peso, redução do consumo de sal, álcool e alimentos processados, além de evitar o tabagismo e controlar o estresse. A medida busca prevenir eventos como infarto e AVC.
A reclassificação segue a tendência da Sociedade Europeia de Cardiologia, que considera como pressão elevada os índices entre 12 por 7 e 13 por 8. Na referência europeia, a hipertensão, de fato, começa a partir de 14 por 9. No entanto, quem registra pressão em torno de 12 por 8 já é enquadrado em uma zona de risco.
Com a mudança, os cardiologistas passam a indicar como pressão ideal valores abaixo de 120/70 mmHg, já que pesquisas apontam que pacientes com medidas superiores a esse patamar apresentam risco aumentado de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
Para quem está dentro da faixa de “pré-hipertensão”, a orientação médica é clara: adotar um estilo de vida mais saudável, com prática regular de atividades físicas, não fumar, manter o peso sob controle, reduzir o consumo de sal, evitar ultraprocessados, embutidos e fast-food, moderar a ingestão de álcool e controlar o estresse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


