ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Maioria diz não conhecer alguém que tenha testado duas vezes para covid

Casos de reinfecção começam a aparecer, mas Secretaria de Saúde não confirma oficialmente

Gabriel Neris | 02/12/2020 07:49
Exames de covid disponíveis para testes (Foto: Kísie Ainoã)
Exames de covid disponíveis para testes (Foto: Kísie Ainoã)

Enquete de terça-feira do Campo Grande News quis saber se você conhece alguém que tenha testado positivo duas vezes para covid-19. A maioria, 76%, disse que não, enquanto 24% responderam que sim.

Resultado da enquete de terça-feira (Foto: Reprodução)
Resultado da enquete de terça-feira (Foto: Reprodução)

Os casos de pessoas positivas para o novo coronavírus pela segunda vez começam a aumentar em Mato Grosso do Sul, entretanto nenhum caso de reinfecção foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Jéssica André diz conhecer quem já se contaminou duas vezes. Lee Souza afirma que também sabe e que o conhecido não levou a doença a sério. “Na primeira não sentiu nada, achou tudo brincadeira, não usou máscara, se achou o super herói por estar sentindo bem. Fora que, não pensou no próximo e contaminou o pai e o filho, na qual vieram a óbito. Depois de um tempo pegou pela segunda vez e agora foi induzido ao coma pois o organismo não aguentou”, relata.

Luzimar Vargas diz conhecer um amigo médico que pegou covid duas vezes. Valéria Delgado questiona: “será que foi reinfecção ou a pessoa nunca esteve totalmente curada?”

Para que seja um caso suspeito de reinfecção, é necessário um intervalo de, no mínimo, 90 dias entre os dois testes positivos, como explica a infectologista Mariana Croda.

Para confirmar se a covid-19 voltou mesmo, é preciso sequenciar o genoma do vírus. Provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo”, diz.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na terça-feira (1º), Mato Grosso do Sul já tem 100.151 casos confirmados de covid-19. São 1.780 mortes relacionadas à doença.

Nos siga no Google Notícias