ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Maioria diz que não vai conseguir pagar IPTU e IPVA à vista

Em geral, a recomendação é que se faça o pagamento de uma só vez, por conta do desconto

Guilherme Correia | 04/01/2022 07:59
Central do IPTU, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Central do IPTU, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A maioria dos leitores afirma que não vai conseguir pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrados, respectivamente, pelo município e pelo Estado.

De acordo com a enquete do Campo Grande News, 39% dizem que vão conseguir efetuar o pagamento desta forma e os demais 61% relatam que não.

Cada motorista, no caso do IPVA, tem uma data limite de pagamento do tributo, que varia varia de acordo com o final das placas.

Em geral, contribuintes podem fazer pagamento de três maneiras - à vista, com pequeno desconto, em janeiro; à vista, sem desconto, em fevereiro; ou em três parcelas, de janeiro a março.

A recomendação é que se utilize o pagamento à vista, para reduzir o valor final. Caso não haja tal recurso, o parcelamento feito ao Poder Público é o mais indicado, já que juros de cartões e cheques especiais podem ser ainda maiores.

A leitora Lenira Jesus Prado reclama do IPTU cobrado em apartamentos populares e da burocracia para pedir isenção. "Mesmo sabendo que, por Lei, não deveria cobrar, eles mandam o carnê e se você não acha justo, tem que se virar para correr atrás de fazer o pedido de isenção".

O leitor Valdir Siqueira relata que está "lutando" para conseguir pagar parcelado, enquanto a Maria Aparecida Pereira de Lima diz que conseguiu negociar à vista. "Os meus, graças à Deus, eu já consegui pagar. Pagar à vista, quando a gente consegue, é uma boa opção pelos descontos. Consegui economizar quase uns R$ 300".

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias