ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Maioria dos leitores acha que máscaras devem deixar de ser obrigatórias

Capital e Estado discutem, nesta semana, a flexibilização do uso deste item

Guilherme Correia | 08/03/2022 07:29
Ao menos, até o momento, máscaras seguem obrigatórias, por decreto, em toda Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)
Ao menos, até o momento, máscaras seguem obrigatórias, por decreto, em toda Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

Maioria dos leitores que responderam enquete, cerca de 55%, acham que as máscaras devem deixar de ser obrigatórias. As demais 45% das repostas são dos que ainda consideram necessidade em exigir o acessório, que tem como função reduzir a chance de infecção viral, sobretudo a do coronavírus.

O governo de Mato Grosso do Sul discute a mudança nesta semana. Mas por enquanto, segue vigente o Decreto 15.456 de 18 de junho de 2020, que determina obrigação do acessório facial em ambientes fechados em todo o Estado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Além disso, cada município pode ter regras específicas e, no caso de Campo Grande, a máscara segue compulsória também em locais abertos. No entanto, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), afirmou ao Campo Grande News que debaterá, também nesta semana, se haverá flexibilizações no uso do item.

A cidade do Rio de Janeiro acabou hoje com a obrigatoriedade de máscaras, inclusive em lugares fechados, e outras cidades e estados brasileiros ensaiam a flexibilização, em meio ao aumento da cobertura vacinal e redução do número de casos e óbitos.

A leitora Renata Silveira acha que não tem de ser obrigatória, mas que a população deve ser consciente. "Se estiver com sintomas de resfriado, use."

A leitora Andreia Kennen também avalia que os acessórios têm de continuar em uso, por parte da população, especialmente quando esta possui sintomas gripais. "Eu acho que máscara deve seguir para vida, quando a pessoa apresentar qualquer sintoma gripal. Não só para prevenir a covid, mas qualquer tipo de gripe, como os asiáticos sempre fizeram."

Já a Gloria Lucia Benevides diz que não vai deixar de usar, sobretudo em locais como o transporte público ou mercados. Por fim, o leitor Darci Oliveira diz não vai "largar a máscara tão cedo". Ele, que não teve covid-19, comenta que não vai se descuidar. "As variantes estão aí passeando."

Em 10 de outubro, o Campo Grande News perguntou se era hora de retirar a máscara e cerca de 67% dos leitores disseram que não. Veja o resultado de algumas das outras perguntas sobre o assunto:

Nos siga no Google Notícias