ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Maioria dos leitores diz nunca ter denunciado terrenos sujos em Campo Grande

O tema também repercutiu nas redes sociais, com 48 internautas comentando sobre a situação

Por Viviane Oliveira | 21/01/2026 07:35
Maioria dos leitores diz nunca ter denunciado terrenos sujos em Campo Grande
Terreno com mato alto e acúmulo de lixo em bairro de Campo Grande (Foto: Arquivo / Campo Grande News)

A maioria dos leitores do Campo Grande News que participou da enquete publicada ontem afirmou nunca ter denunciado a existência de terreno sujo próximo de casa. Ao todo, 55% responderam que não, enquanto 45% disseram já ter feito algum tipo de denúncia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma enquete realizada pelo Campo Grande News revelou que 55% dos leitores nunca denunciaram terrenos sujos próximos às suas residências. O levantamento gerou debates nas redes sociais, com moradores relatando frustração pela falta de solução e problemas recorrentes com mato alto, lixo e queimadas.Em Campo Grande, a Lei nº 2.909/1992 determina que proprietários mantenham seus terrenos limpos. O descumprimento pode resultar em multas superiores a R$ 3 mil, além de custos adicionais caso a Prefeitura precise realizar a limpeza do local.

O tema também repercutiu nas redes sociais, com 48 leitores comentando sobre a situação e relatando frustração com a falta de solução, conflitos com vizinhos e problemas recorrentes com mato alto, lixo e até queimadas.

Para a leitora Charlene da Silva, denunciar não traz resultados. “Pra que serve a denúncia? É perda de tempo. Nada resolvem”, comentou. Já Amilson Oliveira afirmou que já acionou os órgãos responsáveis, mas o problema persiste. Segundo ele, o vizinho proprietário do terreno limpa apenas parte da área e ainda faz queimadas. “Na lateral da minha casa nunca limpa e, quando limpamos pra ele, ainda acha ruim”, relatou.

A leitora Keli Souza contou que convive com dois terrenos abandonados, um ao lado e outro em frente à residência. “Está um matagal, uma sujeira, porque os donos não aparecem aqui há uns dez anos”, disse. Em contrapartida, Marinaldo Borges afirmou que é proprietário de um terreno no Jardim Noroeste e mantém a limpeza em dia. “Pago para limpar direto. A última limpeza foi em novembro”, afirmou.

Maria Aparecida Lopes Cabanha denunciou o que considera tratamento desigual. Segundo ela, há um terreno em frente à sua casa onde uma construção foi demolida e que pertence a um servidor municipal. “Se fosse um de nós, estaria cheio de multa. Nem o pessoal da saúde quer colocar no diário, dizem que têm medo”, comentou.

Em Campo Grande, a Lei nº 2.909/1992 obriga os proprietários a manterem seus terrenos limpos e livres de lixo ou entulho. Após denúncia, a fiscalização municipal realiza vistoria e, caso sejam encontradas irregularidades, o dono do imóvel é notificado para regularizar a situação dentro do prazo legal. Se o problema persistir, o proprietário pode ser multado em valores que ultrapassam R$ 3 mil, variando conforme a área do terreno e a reincidência, além de poder ter os custos da limpeza executada pela Prefeitura lançados junto à multa na inscrição imobiliária do imóvel.

Maioria dos leitores diz nunca ter denunciado terrenos sujos em Campo Grande

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.