ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Maioria dos leitores diz que nunca sofreu perseguição virtual

Ainda assim, em geral, crimes virtuais têm se tornado cada vez mais comuns no Estado

Guilherme Correia | 27/04/2022 08:18
Na Capital, Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) é uma das alternativas para registrar tais crimes. (Foto: Henrique Kawaminami)
Na Capital, Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) é uma das alternativas para registrar tais crimes. (Foto: Henrique Kawaminami)

Maioria dos leitores do Campo Grande News, 77%, afirma que nunca sofreu perseguição virtual, de acordo com enquete encerrada hoje (27). Em abril do ano passado, perseguir uma pessoa on-line ou no mundo físico se tornou proibido por nova lei, incluída no Código Penal.

O crime de perseguição, conhecido também como stalking, pode gerar pena de seis meses a dois anos de prisão, podendo chegar a três anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

A leitora Madalena Bonfim comenta que já passou por situação semelhante e que até teve de mudar as credenciais nas redes sociais. "Precisei trocar de número e fazer um Facebook novo."

Crimes virtuais - No geral, conforme dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), o número de crimes virtuais dobrou no Estado e, neste ano, já são mais de 1,1 mil ocorrências em todo território estadual.

Há diversos tipos de outras ações criminosas - tais como extorsões via Pix ou aplicativos bancários, ou falsos encontros amorosos.

A leitora Juliana Rocha relata que teve conta hackeada e que outras pessoas têm tido prejuízo por conta disso. "Atualmente, meu Instagram está hackeado e divulgando vendas no meu perfil. Várias pessoas tiveram prejuízos."

Nos siga no Google Notícias