ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

Veículos elétricos devem ser proibidos no Parque dos Poderes em dias de lazer?

Proposta quer proibir patinetes, skates, bicicletas e outros elétricos durante os dias do “Amigos do Parque”

Por Jhefferson Gamarra | 27/07/2025 08:18
Veículos elétricos devem ser proibidos no Parque dos Poderes em dias de lazer?
Pessoas em momento de lazer no Parque dos Poders (Foto: Henrique Kawaminami)

Uma proposta de lei que pode mudar a rotina dos fins de semana no Parque dos Poderes, em Campo Grande, começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Apresentado pelo deputado estadual Júnior Mochi (MDB), o projeto quer proibir totalmente a circulação de veículos elétricos e híbridos nas vias do parque durante dias e horários destinados ao lazer.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei que proíbe a circulação de veículos elétricos e híbridos no Parque dos Poderes, em Campo Grande, durante fins de semana e feriados. A proposta, do deputado Júnior Mochi (MDB), amplia a restrição já existente para carros a combustão, visando aumentar a segurança de pedestres, corredores e ciclistas. A proibição incluiria patinetes, bicicletas elétricas, motocicletas e outros veículos motorizados, exceto os utilizados por serviços essenciais. O deputado justifica a medida pelo aumento de acidentes envolvendo veículos elétricos, que, apesar de silenciosos, atingem altas velocidades. A proposta será analisada após o recesso parlamentar.

Atualmente, uma das pistas do Parque, que passa pelas avenidas Desembargador José Nunes da Cunha e Avenida do Poeta, já é fechada para carros a combustão aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, como parte do programa “Amigos do Parque”. Nesses dias, o espaço é liberado para pedestres, corredores, ciclistas e famílias que buscam atividades ao ar livre.

A proposta do parlamentar amplia a regra já existente, incluindo a proibição de qualquer meio de transporte movido a motor elétrico, como patinetes, bicicletas elétricas (as famosas e-bikes), scooters, motocicletas elétricas, ciclomotores, quadriciclos, triciclos e até veículos híbridos, ou seja, aqueles que combinam motor elétrico com motor a combustão. Ficariam de fora da restrição apenas os veículos utilizados por forças de segurança pública, ambulâncias, bombeiros, fiscalização ou pesquisas previamente autorizadas.

De acordo com o deputado, a medida é uma resposta ao aumento do uso de veículos elétricos no local, o que tem provocado situações de risco e conflitos entre frequentadores. Segundo ele, mesmo sendo silenciosos, esses veículos podem alcançar velocidades elevadas e acabam surpreendendo pedestres e corredores, especialmente crianças, idosos e pessoas que praticam esportes. Mochi também argumenta que muitos desses veículos são alugados por aplicativos, sem qualquer controle de velocidade, exigência de habilitação ou fiscalização, o que tornaria o ambiente ainda mais perigoso.

O deputado afirma que a proposta não desrespeita o direito de ir e vir, já que a restrição seria aplicada somente em horários e locais específicos, com base no interesse coletivo. Para ele, a medida busca garantir a segurança dos frequentadores e preservar a vocação original do espaço: um ambiente urbano voltado ao lazer, à convivência e ao contato com a natureza.

O projeto foi protocolado nesta semana e deve começar a ser analisado pela Assembleia Legislativa após o fim do recesso parlamentar. A proposta será avaliada inicialmente pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e, se aprovada, seguirá para votação em plenário.

Você é a favor da proibição de veículos elétricos e híbridos no Parque dos Poderes durante os dias de lazer? Vote na enquete abaixo: 

Enquete

Patinetes, skates, bicicletas e outros veículos elétricos deveriam ser proibidos no Parque dos Poderes em dias de lazer?

Sim

56%

Não

44%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.