ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Você conhece alguém que foi vítima de racismo?

No Dia da Consciência Negra, o Campo Grande News quer saber: Já foi discriminado por causa da pele ou já ouviu uma história sobre?

Anahi Zurutuza | 20/11/2020 07:35
Foto que ilustrou matéria do Campo Grande News sobre o protagonismo negro ser minoria fora das periferias (Foto: Alana Portela/Arquivo)
Foto que ilustrou matéria do Campo Grande News sobre o protagonismo negro ser minoria fora das periferias (Foto: Alana Portela/Arquivo)

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como data de calendários escolares até ser reconhecido em todo País pela lei nº 12.519, em novembro de 2011.

Neste dia, voltado à reflexão sobre a discriminação sofrida por brasileiros por causa da cor da pele, é feriado em cerca de 1 mil cidades – quatro delas em Mato Grosso do Sul – e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais.

Falar em racismo é tabu, causa polêmica. Muita gente tem dificuldade em reconhecer que o preconceito ainda é realidade e reduz a grande luta dos negros a “mi mi mi”.

No ano passado, matéria publicada no dia 20 de novembro pelo Campo Grande News deu o que falar. O texto começava assim...

“Tem coisa que é fácil falar, mas difícil sentir. Uma delas é quando um branco tenta decifrar o que realmente é o racismo, especificamente, o estrutural”.

Hoje, além das matérias que retratam novamente o tema inesgotável, o Campo Grande News quer saber de você, homem ou mulher preta: já sofreu racismo? E você que não é negro, conhece alguém que já passou por algum constrangimento (ou pior) por causa da cor da pele?

A nossa enquete já está no ar. Fica na capa do portal, do lado esquerdo. Participe!

Nos siga no Google Notícias