ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Você tomou algum medicamento na tentativa de prevenir a covid?

Soluções sem comprovação científica e que não são consenso entre a comunidade médica foram popularizadas ao longo da pandemia

Guilherme Correia | 26/01/2021 08:14
Caixa do vermífugo ivermectina em farmácia da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Caixa do vermífugo ivermectina em farmácia da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Com as primeiras confirmações de casos e mortes pela covid-19, diversas soluções têm sido receitadas por médicos e até mesmo por aqueles que não são profissionais da saúde. Até o momento, nenhum medicamento é comprovado cientificamente que possa prevenir ou curar a doença causada pelo coronavírus, mas mesmo assim há quem insista nessas alternativas.

Conforme reportado na semana retrasada, remédios como a ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina tiveram aumento expressivo na quantidade de caixas vendidas em todo o Brasil, e no Mato Grosso do Sul a situação não é diferente.

Mesmo sem aval de autoridades de saúde, nem comprovação de que possa combater a covid, alguns são indicados por parte da comunidade médica para curar ou suavizar sintomas dessa doença. No início da pandemia, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) já alertava para os riscos do uso da cloroquina, por exemplo. A ivermectina, muito eficaz contra piolhos, também é apontada como solução ineficaz contra a covid.

Apesar disso, há médicos que defendem o "tratamento precoce", de forma a indicar esse remédio como forma de "prevenir" o coronavírus. Por isso, o Campo Grande News quer saber: "você tomou algum medicamento na tentativa de prevenir a covid?".

Enquete

Você tomou algum medicamento na tentativa de prevenir a covid?

Sim

48%

Não

52%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias