ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Mania em MS, tereré vai virar patrimônio imaterial

Redação | 04/08/2010 10:49

Mania entre os sul-mato-grossenses, o tereré deve ganhar o titulo de patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Hoje, a Fundação Estadual de Cultura publicou a decisão do Conselho Estadual de Cultura, que aprovou o registro da tradicional bebida como bem imaterial. Dentro de 15 dias, se não houver manifestação contrária, o decreto de patrimônio deve ser assinado pelo governador André Puccinelli (PMDB).

Segundo Adriana Gardin Barbosa, arquiteta da Fundação de Cultura, o pedido partiu da prefeitura de Ponta Porã, conhecida como "Princesinha dos Ervais" por ter a história ligada ao ciclo da Erva-Mate.

"Mas será o reconhecimento do tereré em todo o Estado", afirma Adriana. Afinal, os apaixonados pela bebida que mistura água e erva mate, com complementos como hortelã e limão, estão espalhados por todo Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira, em Campo Grande, na avenida Afonso Pena, mototaxistas aproveitavam o intervalo entre as corrida para tomar tereré, com direito à água bem gelada, apesar do frio.

O processo de registro de patrimônio imaterial lembra que o tereré é uma tradição passada por gerações e que a "roda" elimina diferenças sociais e promove interação.

Segundo Adriana, com o registro, o Estado passa a tomar medidas para salvaguardar o patrimônio, como promoção de eventos e divulgação. Um exemplo de bem imaterial é o Banho de São João, em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias