A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/12/2009 18:35

Revista Arca, com tema "Águas", será lançada terça-feira

Redação

Na próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, será lançada a edição deste ano da Revista Arca, com o tema "As Águas da Cidade". O evento correrá às 19h30, na Morada dos Baís.

Conforme o Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), a abundância de água foi um dos fatores preponderantes para a existência da Capital. Nesta edição é abordada a condição de divisor de águas do município, que está localizado no limite entre as bacias do Paraná e Paraguai.

O leitor conhecerá o desenvolvimento do abastecimento de água e documentos históricos que mostram como se deu o conhecimento e normatização de uso dos córregos urbanos. Diversos colaboradores entre técnicos e pesquisadores escreveram artigos sobre políticas públicas, o papel da sociedade, conservação, qualidade das águas, aquífero Guarani, entre outros.

A drenagem urbana é outro assunto abordado, fazendo um resgate das inundações histórias da rua Maracaju e da avenida Fernando Corrêa da Costa. Mas a Arca não se encerra nas histórias do passado e aborda as perspectivas para o futuro das águas com a aprovação do Plano de Drenagem da cidade.

Curiosidades também fazem parte da abordagem da Arca. Fotos mostram as transformações do espaço urbano e de suas águas. A publicação apresenta ainda a origem dos nomes dos córregos do município.

Conforme o diretor presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Athayde Nery, em sua 14ª edição, a Revista Arca se consolida como a mais importante publicação do município no que diz respeito ao resgate de sua história e consolidação dos passos futuros.

Nesta edição a revista apresenta o encarte especial: Campo Grande na linha da história e os 100 anos do primeiro traçado urbano. O primeiro tema traz fatos marcantes de todas as décadas vivenciadas na cidade desde a chegada de José Antônio Pereira até os dias atuais.

O encarte reproduz o primeiro traçado urbano da cidade com a planta desenhada pelo engenheiro Nilo Javari Barém, em 1909. Nesta época a rua 26 de Agosto ainda era chamada de Afonso Pena.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3687.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions