ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Revista Arca, com tema "Águas", será lançada terça-feira

Redação | 09/12/2009 18:35

Na próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, será lançada a edição deste ano da Revista Arca, com o tema "As Águas da Cidade". O evento correrá às 19h30, na Morada dos Baís.

Conforme o Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), a abundância de água foi um dos fatores preponderantes para a existência da Capital. Nesta edição é abordada a condição de divisor de águas do município, que está localizado no limite entre as bacias do Paraná e Paraguai.

O leitor conhecerá o desenvolvimento do abastecimento de água e documentos históricos que mostram como se deu o conhecimento e normatização de uso dos córregos urbanos. Diversos colaboradores entre técnicos e pesquisadores escreveram artigos sobre políticas públicas, o papel da sociedade, conservação, qualidade das águas, aquífero Guarani, entre outros.

A drenagem urbana é outro assunto abordado, fazendo um resgate das inundações histórias da rua Maracaju e da avenida Fernando Corrêa da Costa. Mas a Arca não se encerra nas histórias do passado e aborda as perspectivas para o futuro das águas com a aprovação do Plano de Drenagem da cidade.

Curiosidades também fazem parte da abordagem da Arca. Fotos mostram as transformações do espaço urbano e de suas águas. A publicação apresenta ainda a origem dos nomes dos córregos do município.

Conforme o diretor presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Athayde Nery, em sua 14ª edição, a Revista Arca se consolida como a mais importante publicação do município no que diz respeito ao resgate de sua história e consolidação dos passos futuros.

Nesta edição a revista apresenta o encarte especial: Campo Grande na linha da história e os 100 anos do primeiro traçado urbano. O primeiro tema traz fatos marcantes de todas as décadas vivenciadas na cidade desde a chegada de José Antônio Pereira até os dias atuais.

O encarte reproduz o primeiro traçado urbano da cidade com a planta desenhada pelo engenheiro Nilo Javari Barém, em 1909. Nesta época a rua 26 de Agosto ainda era chamada de Afonso Pena.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3687.

Nos siga no Google Notícias