ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Atleta da Vila Popular vence filho de Popó e é campeão brasileiro de boxe

Vinícius Squinelo | 07/10/2013 23:02

A velocidade e a potencia nos golpes, aliada ao bom condicionamento físico, determinaram a conquista do título de campeão brasileiro de boxe na classe cadete, +81 kg, ao campo-grandense Gustavo Salvaterra, 15 anos. A conquista foi obtida na competição realizada em Aracaju, e que teve seu encerramento no sábado à noite, com ginásio do clube Banese totalmente tomado pelos torcedores.

Para chegar à conquista do título de campeão brasileiro, Gustavo derrotou três adversários. Na final, atropelou Ígor Freitas, filho do ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó de Freitas. Para o jovem atleta Gustavo Salvaterra, a conquista teve sabor especial, pois, na final, teve também, como adversário dois dos maiores nomes do boxe nacional e até internacional: o ex-campeão mundial Acelino Popó de Freitas e Luís Dória, técnico que levou Popó ao título mundial de boxe, e atualmente técnico do vice-campeão mundial do UFC, Júnior Cigano. Popó e Dória são os técnicos e ficaram no córner de ígor durante o combate.

“O Popó sempre foi meu ídolo e o Dória é o mestre dos mestres. Os dois estavam orientando meu adversário (Ígor Freitas), que é filho do campeão mundial e estavam trabalhando para me derrotar. Por esses motivos, confesso que cheguei a ficar preocupado, mas a minha vontade e determinação as orientações dos meus técnicos (Nilson e Praxedes) prevaleceram”, comentou ao final do combate Gustavo Salvaterra, que é treinado pelo professor Nilson Carlos há três anos, em projeto desenvolvido na VIla Popular, em Campo Grande, por meio de parceria da Federação de Boxe de MS e da Funesp e Ceintre (Centro de Iniciação e Treinamento Esportivo).

Além de Gustavo Salvaterra, o MS também obteve medalhas de bronze com Alam Vergilio (56 kg) e Victor Fernando (70 kg). Na classe Elite, Luís Cláudio chegou a derrotar três adversários, mas perdeu na semifinal para o brasiliense Maldevil Neto. Luís Cláudio chega entre os três melhores do Brasil na classe elite pelo quonto ano consecutivo. Em 2010 e 2012 foi vice-campeão e nos anos de 2009, 2011 e 2013 foi 3º colocado.

O Campeonato Brasileiro de Boxe, nas classes elite (19 a 40 anos) e cadete (15 3 16 anos), realizado em Sergipe, contou com a participação de 250 atletas, de 24 Estados e do Distrito Federal. O MS foi representado por oito atletas na elite e 9 na cadete. O apoio foi do Governo do Estado e da Federação de Boxe do Estado de MS.

Na classificação por equipes, na classe cadete, o MS ficou em 5º lugar. A equipe campeã foi Bahia, que obteve quatro medalhas de Ouro e duas de prata. Rio de Janeiro ficou em segundo lugar com duas medalhas de Ouro e duas de prata.
A Classe elite também foi vencida pela Bahia e São Paulo em segundo lugar. O MS garantiu a 8ª posição.

Nos siga no Google Notícias