Atleta de MS brilha com a 10 do Brasil e é um dos cestinhas no Sul-Americano
Dentro de quadra, Pietro tem correspondido marcando mais de dez pontos em todos os jogos disputados

O sul-mato-grossense Pietro Fonseca Melo, de 17 anos, vem se destacando com a camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-17 de basquete no Campeonato Sul-Americano da categoria, que começou nesta quarta-feira (10), no Paraguai.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sul-mato-grossense Pietro Fonseca Melo, de 17 anos, tem se destacado como um dos principais cestinhas da Seleção Brasileira Sub-17 de basquete no Campeonato Sul-Americano, realizado no Paraguai. Com a camisa 10, o armador, natural de Campo Grande, foi peça fundamental na campanha invicta do Brasil na fase de grupos, marcando 17 pontos contra o Chile, 23 contra a Venezuela e 16 diante do Paraguai. Atualmente defendendo o Club Athletico Paulistano, Pietro vem acumulando resultados expressivos e liderando a equipe com personalidade e regularidade. O Brasil avança para as semifinais, onde enfrentará o Uruguai neste sábado, em busca de uma vaga na Copa América Sub-18 de 2026. A partida será transmitida ao vivo no YouTube da FIBA.
Natural de Campo Grande, o armador é um dos principais cestinhas do Brasil na competição e peça-chave na campanha invicta da equipe até aqui.
- Leia Também
- Sesc MS Vôlei estreia em casa neste sábado contra time de SC pela Superliga B
- Marcênio marca no fim e garante empate do Jaraguá com Corinthians
O torneio reúne oito seleções no COP (Centro de Treinamento Olímpico), no Paraguai, e vale vaga para a Copa América (FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026). O Brasil integra o Grupo B, ao lado de Paraguai, Chile e Venezuela, enquanto o Grupo A é formado por Uruguai, Equador, Colômbia e Argentina.
A convocação para vestir a amarelinha marca mais um capítulo importante na trajetória de Pietro, que atualmente defende o Club Athletico Paulistano (SP), uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro. Transferido no fim do ano passado, o atleta evoluiu rapidamente e passou a acumular resultados expressivos em nível nacional.
Dentro de quadra, Pietro tem correspondido à confiança. Na estreia contra o Chile, vitória brasileira por 99 a 70, o armador anotou 17 pontos. Contra a Venezuela, no triunfo por 94 a 79, foi o cestinha da partida, com 23 pontos e três assistências. Já no encerramento da fase de grupos, diante do Paraguai, o Brasil venceu por 117 a 47, com 16 pontos de Pietro.
No último confronto, o ataque brasileiro funcionou de forma coletiva, com destaques individuais importantes. Isaiah Santos foi o principal pontuador, com 18 pontos, seguido por Pietro Melo e João Hashi, ambos com 16 pontos. Edu Santos também contribuiu de maneira decisiva, anotando 12 pontos.
Com três vitórias em três jogos, a Seleção Brasileira avança confiante para a fase decisiva. O próximo compromisso será neste sábado (13), às 19h (horário de MS), contra o Uruguai, em duelo válido pela semifinal. A partida terá transmissão ao vivo no YouTube da FIBA e vale vaga na AmeriCup Sub-18 de 2026.
Com personalidade, regularidade e liderança, Pietro Melo segue deixando sua marca no Sul-Americano e levando o nome de Mato Grosso do Sul ao protagonismo no basquete continental.

