ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Autódromo terá reforma e poderá receber até desfile de Carnaval

Paulo Nonato de Souza e Yahima Mecchi | 25/05/2017 11:29
Com a revitalização, retão do Autódromo Internacional de Campo Grande vai virar, também, passarela do samba (Foto: André Bittar)
Com a revitalização, retão do Autódromo Internacional de Campo Grande vai virar, também, passarela do samba (Foto: André Bittar)

Otimizar o uso do Autódromo Internacional de Campo Grande com um calendário permanente de eventos, desde provas pedestres, competições de ciclismo, shows musicais e até o desfile de Carnaval, como forma de manter o circuito ativo e arrecadar fundos para a sua preservação.

Segundo o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), Rodrigo Terra, é o que pretende a Prefeitura de Campo Grande com a criação do GGA (Grupo Gestor do Autódromo Internacional de Campo Grande), apresentado nesta quinta-feira, 25, em cerimônia realizada no gabinete do prefeito Marquinhos Trad com a presença do ex-piloto de Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi.

A proposta prevê obras de revitalização e adequação do circuito para voltar a receber competições nacionais importantes, como a Stock Car, Brasileiro de Motovelocidade e a Fórmula Truck.

O prefeito Marquinhos Trad, o ex-piloto de Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi, e o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, no evento desta quinta-feira (Foto: Marcos Ermínio)
O prefeito Marquinhos Trad, o ex-piloto de Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi, e o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, no evento desta quinta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

“Vamos criar uma cultura de turismo esportivo e cultural no autódromo, não apenas realizando corridas de carros ou motos, mas também com corridas pedestres, arrancadas, provas de mountain bike (modalidade de ciclismo disputada sobre obstáculos), alugar o espaço para shows de música eletrônica, por exemplo, e transferir para lá o desfile do nosso Carnaval”, disse Rodrigo Terra. “O autódromo está pronto para receber o Carnaval. Tem os camarotes, estacionamento e o retão da pista que tranquilamente pode ser transformada em passarela do samba”, ressaltou.

A prefeitura não anunciou o montante do investimento nem o que será feito na revitalização do autódromo, mas a estimativa do diretor-presidente da Funesp é de que as adequações não exigirão muitos recursos.

“O autódromo está menos deteriorado do que alguns dos nossos parques públicos, como o Ayrton Senna e o Guanandizão, e a prefeitura vai investir R$ 500 mil para revitalizar cinco parques”, frisou Rodrigo Terra, referindo-se ao projeto já em tramitação no Ministério do Esporte que prevê a revitalização dos parques Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, Jacques da Luz, nas Moreninhas, Centro Olímpico, da Vila Nasser, Sóter, na Mata do Jacinto, e Tarsila do Amaral, na região do Nova Lima.

Algumas competições já estão programadas no autódromo para o segundo semestre deste ano, conforme o calendário anunciado nesta quinta-feira. A primeira será a Copa Truck, uma prova similar a Fórmula Truck, prevista para o dia 11 de junho, a Fórmula Vee Brazil, uma competição criada no país pelo ex-piloto de Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi, com o objetivo de revelar pilotos, programada para 16 de julho, e o Brasileiro de Motocross, dia 8 de outubro.

Grupo Gestor – Anunciado e empossado nesta quinta-feira, o Grupo Gestor do autódromo tem sete membros. São três representantes do poder público, dois das Federações Estaduais de automobilismo e motociclismo, e dois das Confederações de automobilismo e motociclismo.

O GGA é formado um presidente, um secretário e cinco conselheiros que terão entre outras competências o planejamento, a execução e apoio a execução da programação do Autódromo Internacional de Campo Grande, além de buscar parceiros institucionais para agregar esforços e garantir o pleno funcionamento do local.

Os membros do CGA: Prefeitura - Rodrigo Barbosa Terra, diretor-presidente da Funesp; Juliane Ferreira Salvadori, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Eduardo Anderson Pereira, da Funesp; Federação e Confederação de Automobilismo – Wagner Coin e André Souza Azambuja; Federação e Confederação de Motociclismo – Firmo Henrique Alves e Rogélio Massud.

Nos siga no Google Notícias