ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Brasil vira para cima do Uruguai, cala Centenário e fica perto da Copa

Nyelder Rodrigues | 23/03/2017 21:17
Neymar fez o terceiro gol do jogo em uma verdadeira pintura (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Neymar fez o terceiro gol do jogo em uma verdadeira pintura (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Um show em campo. Talentos individuais aliados a um grande trabalho em conjunto, sob o comando de um treinador que se reciclou, deixou de lado o senso comum de que "o brasileiro já nasceu sabendo tudo de bola" e na noite desta quarta-feira (23) assombrou uruguaios ao vencer, de virada, por 4 a 1 os rivais históricos.

O resultado praticamente garante a vaga para a Seleção canarinho na Copa do Mundo de 2018, muito graças ao trabalho de Tite, que em pouco tempo à frente do Brasil conseguiu implantar um sistema de jogo baseado em uma formação 4-1-4-1 que, diferente dos anos anteriores, está no mesmo nível das principais seleções e clubes do mundo.

A quinta parecia que seria de azar para o Brasil, mas os avanços do volante Paulinho ao ataque foram decisivos para mudar a história do jogo. Com apenas sete minutos de partida, o centro-avante do PSG, Cavani, maior goleador da temporada na Europa, foi derrubado pelo goleiro Alisson na pequena área.

Na cobrança de pênalti, ele mesmo abriu o placar e a intranquilidade do torcedor, que passou a ficar desacreditado em uma vitória brasileira. Porém, em campo, o time seguiu tranquilo e buscando jogar normalmente, sem mudar o plano de jogo.

Aos 18 minutos, o Neymar pela esquerda achou Paulinho entrando pelo meio. Com espaço, o volante que hoje atua no futebol chinês avançou e soltou um lindo chute de longe, sem chances de defesa para o goleiro uruguaio Martín Silva.

Com o decorrer do jogo, o Brasil foi dando as cartas e mostrando superioridade. Ainda assim, o duelo foi para o intervalo com o placar empatado em 1 a 1. Mas o segundo tempo prometia mais, para tristeza dos donos da casa.

Diante de um estádio Centenário lotado na capital uruguaia Montevidéu, outra vez brilhou Paulinho. Substituindo o lesionado Gabriel Jesus, Roberto Firmino recebeu na entrada da área de costa, girou como um centro-avante clássico para cima do marcador e chutou rasteiro. Silva espalmou e a bola sobrou para Paulinho, que não desperdiçou, aos sete.

O Uruguai, com seu jogo aguerrido, não desistiu e continuou tentando chegar ao gol, esbarrando nas boas intervenções de Alisson e no pouco espaço concedido pela defesa brasileira. E foi desse setor que surgiu o terceiro gol.

Aos 29, Miranda recuperou a bola e deu um chute para frente, encontrando Neymar. O atacante, que ocupou o corredor esquerdo, ganhou de Coates da corrida e, frente a frente com Martín Silva, bateu por cima e encobriu o goleiro para ampliar.

Neste momento, o domínio brasileiro estava claro. Mas vinha mais pela frente para completar a noite mágica no Uruguai. Com 47 minutos, Dani Alves recebeu e cruzou para Paulinho, livre na pequena área, empurrar de peito para seu "hat-trick" e encerrar de uma vez por todas as desconfianças sobre a atual geração de jogadores brasileiros.

Após o 4 a 1 de hoje, o Brasil retornar ao país para encarar o Paraguai, às 20h45 (horário de MS), na terça-feira (28). O duelo acontece em São Paulo (SP), na Arena Corinthians, justamente onde Tite se consagrou em 2015, campeão brasileiro com um Corinthians que, em muitos aspectos táticos, é semelhante a atual Seleção.

Com 13 rodadas já disputadas, o Brasil lidera às Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia. São 30 pontos conquistados, contra 23 do vice, Uruguai, 21 da Colômbia e 20 do Equador e Chile, que encara ainda nesta noite a Argentina, que tem 19 pontos e está em sexto na classificação.

Nos siga no Google Notícias