Brasileirão retorna neste sábado após um mês de pausa para o Mundial de Clubes
Campeonato volta com mudanças de técnicos, desfalques e situações opostas entre os times da elite

O Campeonato Brasileiro Série A volta a ser disputado neste sábado (12), após uma pausa de um mês motivada pela realização da Copa do Mundo de Clubes. Quatro times brasileiros participaram do torneio internacional, o que provocou a interrupção do calendário nacional ao final da 12ª rodada, em 12 de junho. Agora, os clubes retomam a busca pelo título e pela permanência na elite do futebol brasileiro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Campeonato Brasileiro Série A retorna neste sábado (12) após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Quatro jogos marcam a retomada da competição, com destaque para o líder Flamengo, que enfrenta o São Paulo no Maracanã. O rubro-negro busca manter a liderança, enquanto o tricolor paulista, em situação delicada na tabela, estreia o técnico Hernán Crespo. Internacional e Vitória, ambos na zona de rebaixamento, se enfrentam em um duelo direto pela permanência na elite. Vasco e Botafogo fazem o clássico carioca no Mané Garrincha, em Brasília. Fechando a rodada, o Bahia recebe o Atlético-MG, que busca se aproximar do G-6 apesar dos problemas financeiros.
A reabertura da competição acontece com quatro partidas neste sábado, começando pelo confronto entre Flamengo e São Paulo, às 15h30 (de MS), no Maracanã. Líder do campeonato com 24 pontos, o Flamengo volta a campo menos de duas semanas após ser eliminado nas oitavas de final do Mundial de Clubes pelo Bayern de Munique. Apesar da derrota, o time carioca ganhou moral pela campanha na fase de grupos, que incluiu uma vitória convincente sobre o Chelsea, finalista do torneio. Fora de campo, porém, o Rubro-Negro vive um momento instável, com crises envolvendo o diretor de futebol José Boto e o atacante Pedro.
O São Paulo, adversário do Flamengo, atravessa uma fase delicada na Série A. Em 14º lugar com 12 pontos, o Tricolor está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. A pausa no calendário foi usada para uma mudança no comando técnico: Luis Zubeldía saiu e Hernán Crespo assume o time, estreando neste sábado.
No mesmo horário, Internacional e Vitória se enfrentam no Beira-Rio, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Ambos os times somam 11 pontos, mas o Inter, em 17º, leva desvantagem no saldo de gols. O time gaúcho perdeu seus dois últimos compromissos antes da parada e precisa reagir para sair do Z-4. Já o Vitória, que também demitiu seu treinador, Thiago Carpini, após a eliminação na Copa do Nordeste, será comandado por Fábio Carille, que estreia à frente da equipe.
Mais tarde, às 17h30, Vasco e Botafogo fazem um clássico carioca no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Vasco retorna após 30 dias sem jogar, embalado pela vitória sobre o São Paulo na última rodada antes da pausa. O técnico Fernando Diniz teve tempo para treinar a equipe e contará com os retornos dos atletas David e Estrella, que ficaram longos períodos afastados por lesão.
Do outro lado, o Botafogo também volta ao Brasileirão depois de cair nas oitavas de final do Mundial de Clubes. O time inicia uma nova fase após a saída de dois titulares, Igor Jesus e Jair, negociados com o Nottingham Forest, e da demissão do técnico Renato Paiva. O novo comandante, Davide Ancelotti, ainda não poderá estrear por conta de trâmites burocráticos.
Fechando o sábado, Bahia e Atlético-MG se enfrentam às 20h. O Bahia já fez uma partida nesta intertemporada, vencendo o Fortaleza por 2 a 1 pela Copa do Nordeste, e quer manter-se entre os seis primeiros colocados da Série A. Já o Atlético-MG tenta ampliar a série invicta de oito jogos no Brasileirão e se aproximar do G-6. Fora das quatro linhas, o clube mineiro lida com atrasos salariais que impactam os bastidores da equipe.