ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Capital contará com Centro de Referência Paralímpico de alto rendimento

Polos serão na Vila Almeida e também na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Gabriel Neris | 09/06/2021 10:29
Poliesportivo da Vila Almeida será um dos polos do Centro de Referência (Foto: Saul Schramm/Segov)
Poliesportivo da Vila Almeida será um dos polos do Centro de Referência (Foto: Saul Schramm/Segov)

Campo Grande contará com o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, uma parceria do governo do Estado com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

A unidade funcionará em dois polos, na Vila Almeida e também na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), para fomentar modalidades paradesportivas da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo atletas da Capital e também do interior.

O acordo já foi assinado e tem vigência até o fim de 2024, mas para funcionar ainda aguarda uma melhora no cenário pandêmico da covid-19.

Uma vistoria está previsto para ainda este mês pelo supervisor da CPB, Filipe Lopes Barboza. O primeiro polo será instalado no Poliesportivo Vila Almeida e trabalhará com parabadminton e goalball.

O segundo polo está na UFMS, onde funciona o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte”. No local já funcionam as modalidades de bocha adaptada, paratletismo e paranatação com supervisão de professores a acadêmicos de Educação Física.

Campo Grande será uma das 11 cidades brasileiras a contar com o Centro de Referência. As outras são em São Paulo, Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Rio de Janeiro, Vitória, Aracaju, Boa Vista, Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília.

A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) será responsável pela contratação de profissionais para os treinamentos e manutenção dos equipamentos e instalações.

“O esporte paralímpico é um dos nossos principais focos e terá um impulso técnico com esse suporte do CPB. Mato Grosso do Sul já é uma das referências a nível nacional e, agora, vamos passar a captar e potencializar ainda mais atletas com trabalho de categorias de base qualificado até o alto rendimento”, diz o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Nos siga no Google Notícias