Cinco atletas representam MS em etapa nacional do brasileiro de corrida de rua
Além da disputa pelo título, a competição vale vaga para o mundial da modalidade que será na Dinamarca

Cinco atletas de Mato Grosso do Sul embarcaram nesta sexta-feira (14), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com destino ao Rio de Janeiro, onde vão representar o Estado na etapa nacional do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua – Circuito Brasil Gigante.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A competição será realizada neste fim de semana, com a prova nacional marcada para domingo (16).
- Leia Também
- Do futebol ao triatlo, influenciador campo-grandense conclui Ironman 70.3 no Rio
- Campo Grande recebe provas de Ranch Sorting com mais de 100 competidores
As cinco atletas são integrantes da ADAC (Associação Desportiva Atletas de Cristo) e garantiram a classificação para a etapa nacional durante o Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua – Etapa Centro-Oeste, realizado em julho, em Campo Grande.
Mato Grosso do Sul será representado por Carolina Félix Ramos Eduardo, Danielle Pérsio Lacerda Quevedo, Edinara Regieli dos Santos Sanches, Esther Peixoto do Nascimento e Evelin Lima Eich Ribeiro.
Entre os destaques da delegação está Evelin Lima Eich Ribeiro. A campo-grandense decidiu disputar os 21 quilômetros pela primeira vez na Maratona de Campo Grande e terminou com o título da prova feminina da meia maratona. O resultado garantiu a classificação para a etapa nacional do Campeonato Brasileiro.

Segundo o treinador da ADAC, Celso Arantes, a preparação para a competição começou ainda durante a etapa realizada em Campo Grande e foi intensificada nas últimas semanas.
“A preparação iniciamos já para etapa Campo Grande e intensificamos nas últimas semanas. Todos classificados na etapa Campo Grande”, afirmou.
O treinador destacou ainda a expectativa para a participação das atletas no Rio de Janeiro. “A expectativa sempre grande, e torcendo para que cada atleta coloque na prova o que treinaram. Elas são super dedicadas”, disse. Celso também agradeceu o apoio da 93 Produções à equipe ADAC.
Além da disputa pelo título nacional, a competição terá importância internacional. Os melhores colocados da etapa nacional vão garantir classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Corrida de Rua de 2026, previsto para ocorrer em Copenhague, na Dinamarca, nos dias 19 e 20 de setembro.
A participação de Mato Grosso do Sul também terá representação institucional. O presidente da FAMS, Ageu de Oliveira, foi convidado para acompanhar a etapa nacional no Rio de Janeiro. Os custos de viagem e hospedagem serão custeados pela CBAt e pelo CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).
A etapa regional foi promovida por intermédio da FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), em parceria com a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
As provas de milha, 5 km e meia maratona foram disputadas durante a 5ª Maratona de Campo Grande, que contou com Permit Ouro da CBAt e Selo da World Athletics.
Com organização da coordenadora da Maratona de Campo Grande, Kassilene Cardadeiro, a etapa Centro-Oeste garantiu aos atletas federados que obtiveram as melhores colocações as vagas no Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua.

