ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Com mudança no calendário, times de MS garantem que vão para Série D

Águia Negra e Aquidauanense são os representantes do Estado na competição nacional

Por Gabriel Neris | 14/07/2020 15:01
Jogadores do Aquidauanense celebram gol em jogo do Estadual (Foto: Vinicius Eduardo Photo)
Jogadores do Aquidauanense celebram gol em jogo do Estadual (Foto: Vinicius Eduardo Photo)


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) indicou que o Campeonato Brasileiro da Série D terá início em setembro e término previsto para fevereiro do ano que vem. Dirigentes de Águia Negra e Aquidauanense, representantes de Mato Grosso do Sul na competição, afirmam que os times vão a campo, mesmo com a mudança brusca no calendário.

A quarta divisão é a competição mais difícil de organizar diante da pandemia do novo coronavírus. São 68 clubes de todos os Estados. Enquanto alguns Estados indicam contenção na disseminação da covid-19, outros, como  Mato Grosso do Sul, ainda apresentam ritmo acelerado.

O presidente do Águia Negra, campeão estadual de 2019, Iliê Vidal, afirma que o time disputará a competição. Entretanto, segundo o dirigente do time de Rio Brilhante, distantes 163 km de Campo Grande, será necessário saber a situação do mercado para contratação de jogadores, também afetada pela pandemia.

Já o presidente do Aquidauanense, João Garcia, garante que o time estará em campo. “Vamos que vamos, tem que fazer [o campeonato]. Ganhamos essa vaga e temos que disputá-la”, diz.

O Aquidauanense, vice-campeão estadual no ano passado, disputará uma fase preliminar antes para chegar a fase de grupos. O adversário será o Real Noroeste (ES) e a vaga decidida em dois jogos, sendo o primeiro com mando do adversário e o jogo da volta com o time de Aquidauana, a 135 km da Capital, como mandante.

A fase de grupos será composta por oito grupos com oito times cada. O vencedor de Aquidauanense x Real Noroeste vai para o grupo A5, que tem Águia Negra, Crac (GO), Goianesia (GO), Goiania (GO), Operário (MT), União (MT) e Vitória (ES).

Os grupos da competição já são regionalizados pela CBF para evitar maior desgaste dos clubes durante as viagens. A estreia do Águia Negra será contra o União, em Rondonópolis.

Na primeira fase, os clubes jogam entre si em turno e returno. Os quatro primeiros clubes que somarem mais pontos de cada grupo avançam de fase, totalizando 32 classificados. A partir desta fase inicia o mata-mata. Os semifinalistas garantem vaga na Série C da edição seguinte.