ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Comitê dos Jogos da Juventude vistoria complexos esportivos da Capital

Campo Grande está na disputa para sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2020

Adriano Fernandes | 03/03/2020 23:45
Integrantes do comitê durante visita a um dos espaços que podem vir a receber o evento, na Capital. (Foto: Divulgação)
Integrantes do comitê durante visita a um dos espaços que podem vir a receber o evento, na Capital. (Foto: Divulgação)

Na disputa para sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2020, Campo Grande recebeu, nesta terça-feira (03), a primeira visita técnica do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Foram vistoriados o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, a pista internacional de atletismo do Parque Ayrton Senna e o Centro de Convenções Albano Franco, idealizado para ser o Centro de Convivência dos Jogos.

Estão em Campo Grande o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Arthur Henrique Correa, e os coordenadores da competição escolar, Júlia Camargo e Carlos Eduardo Santoro. Eles ainda visitarão outras instalações e complexos esportivos até quinta-feira (05). O objetivo do comitê é avaliar se a Capital possui os critérios necessários para a definição das sedes.

Entre eles estão garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, cessão dos locais de competição (10 ginásios, uma piscina olímpica e uma pista de atletismo) e centro de convenções, disponibilidade de leitos da rede hoteleira e meios de transporte para deslocamento interno. Em encontro com o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Saito, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assegurou que o Estado não vai poupar esforços para sediar a competição.

“Vamos fazer o possível para sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em novembro. A competição vai fomentar a economia e deixar um legado importante. Temos capacidade de receber bem os atletas, estamos trabalhando para ser um estado carbono neutro e as ações sustentáveis promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro vão ao encontro do que queremos para Mato Grosso do Sul”, comentou o governador.

Segundo o COB, mais de R$ 35 milhões são injetados anualmente de forma direta na economia local, devido as competições. A rede hoteleira é um dos principais setores beneficiados, com a comercialização de aproximadamente 40 mil diárias. Em Blumenau-SC, no ano passado, o Centro de Convivência dos Jogos serviu quase 90 mil refeições a cerca de sete mil credenciados.

“A relação institucional é um dos pilares para a constituição dos Jogos, um evento de grande proporção, que atende mais de sete mil pessoas em 15 dias”, destacou Saito. A etapa nacional ocorre anualmente em novembro e tem duração de 15 dias, reunindo alunos-atletas de 12 a 17 anos de todas as unidades federativas do país.

As modalidades participantes são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez.

Participaram do encontro com o comitê, na Governadoria o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Carlos Alberto de Assis (Gestão Política da Capital); diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling; presidente da Câmara Municipal, João Rocha; e o deputado Coronel Davi.

Nos siga no Google Notícias