ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Como vem cada time para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024?

A bola rola a partir deste domingo para o campeonato que vai até abril e vale vaga na Copa do Brasil e Série D

Por Gabriel de Matos | 21/01/2024 08:33
Arte com os escudos de todos os times da Série A sul-mato-grossense (Arte: Lennon Almeida)
Arte com os escudos de todos os times da Série A sul-mato-grossense (Arte: Lennon Almeida)

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol profissional se inicia neste domingo (21). Serão dez times na disputa da 46ª edição da competição organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Para este ano, estão representadas as cidades de Campo Grande, Costa Rica, Coxim, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Ivinhema e Sidrolândia.

O formato é com dois grupos de cinco times cada. Quatro de cada grupo avançam para as quartas de final. Já os dois últimos de cada chave vão para a Série B. A fase de grupos será disputada em 10 rodadas com cada time jogando oito vezes.

Depois vem as quartas de final, semifinal e final. Todas com duelos de ida e volta; a decisão é na casa do time de melhor campanha. Porém, a novidade neste ano é que em caso de empate no placar agregado, disputa de pênaltis.

Ser campeão em Mato Grosso do Sul garante o time na disputa do Campeonato Brasileiro Série D de 2025 além de vaga na primeira fase da Copa do Brasil. O vice-campeão também garante vaga na competição de mata-mata.

Times da primeira divisão sul-mato-grossense em 2024 (Foto: Reprodução)
Times da primeira divisão sul-mato-grossense em 2024 (Foto: Reprodução)

Confira abaixo a situação de cada time para a disputa da competição:

Costa Rica - Começando pelo atual campeão, o Costa Rica está de novo patrocinador e o objetivo é claro: ser campeão. O time conta com o técnico Rodrigo Cascca para dar sequência ao trabalho. Além disso, a experiência do goleiro e capitão Rodolfo. A equipe mandará os jogos no Estádio Laertão, em Costa Rica. Pelas campanhas recentes, é um dos favoritos ao título. Além do Estadual, disputará a Série D, Copa do Brasil e Copa Verde.

Operário - Equipe de mais títulos em Mato Grosso do Sul, o Operário quer chegar a sua 13ª conquista no Estado. O time jogará além do Estadual, a Copa do Brasil. O técnico é o mesmo que finalizou a campanha na Série D, Leocir Dall'Astra. No elenco, tem nomes que chamam a atenção como o goleiro campeão brasileiro Elissom, o experiente atacante Irapuan e o venezuelano Mccallyster. Assim como em 2023, mandará os jogos no Estádio Jacques da Luz.

Costa Rica é o grande favorito para o Estadual de 2024 (Foto: Divulgação)
Costa Rica é o grande favorito para o Estadual de 2024 (Foto: Divulgação)

Coxim - Remanescente de 2023, o Coxim é um 'franco-atirador' para a disputa do Estadual. O time terá um elenco mais enxuto e anunciou oficialmente somente oito atletas nas redes sociais. Porém, o técnico anunciado no começo da temporada já foi desligado. O técnico Alberto Grings não chegou a fazer jogo oficial. A casa do time será o Estádio André Borges, em Coxim.

Atlética Portuguesa - Campeã da Série B, a Atlética Portuguesa espera repetir o mesmo sucesso de 2023. Para isso, manteve nove atletas do elenco campeão e o técnico Glauber Caldas. Nascida no terrão, será a primeira vez que disputa a primeira divisão. O grupo é formado por 24 jogadores. De acordo com a assessoria, o estádio principal será o Jacques da Luz, mas não está descartado o mando de jogos em Sidrolândia, por conta do gramado.

Náutico - O Jacaré também subiu da segunda divisão, herdando a vaga da Serc, de Chapadão do Sul. O time de Campo Grande que tem foco nas categorias de base foi o último a anunciar o elenco para 2024. Foram 20 nomes e somente um deles tem mais de 30 anos. Com 10 anos de história, a ideia é ficar na primeira divisão. O time jogará no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

Está será a bola do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024 (Foto: Divulgação)
Está será a bola do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024 (Foto: Divulgação)

Dourados - Outro favorito ao título, o Dourados aposta na força do Estádio Douradão para conseguir as suas vitórias. No ano passado, não passou para final por detalhes. O objetivo deste ano é o título e as vagas para as competições nacionais. O técnico será o experiente Luiz Carlos Cruz, que já rodou por Santa Catarina e São Paulo. Em campo, nomes como o experiente atacante Danilinho e Mateus Canhota ganham destaque.

Aquidauanense - O time do Estádio Noroeste, em Aquidauana, contará novamente com o trabalho do experiente técnico Mauro Marino. São mais de 200 jogos no comando da equipe. Nas redes sociais, o time anunciou 21 jogadores. O nome que mais se destaca é o do atacante Pedro Neto, campeão da Copa Alagoas pelo CSE. A equipe vai em busca do seu primeiro título estadual.

Novo - O time de Sidrolândia mandará os jogos no Estádio Sotero Zarate. O elenco foi formado com velhos conhecidos como Fernandinho, Léo Colman e o meio-campo Léo Gomes. Para o ataque, destaque para a chegada de Leandro Love, com passagens pelo futebol catarinense e paulista. O comandante será Juninho Nogueira.

Camisa do Dourados em gramado, time é a principal esperança do sul do Estado para ser campeão (Foto: Divulgação)
Camisa do Dourados em gramado, time é a principal esperança do sul do Estado para ser campeão (Foto: Divulgação)

Ivinhema - O time disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e parte do elenco será formado por jovens. Na Copinha, o time não avançou da primeira fase. A preparação começou 'parcelada'. Douglas Ricardo Braulio será o técnico. O destaque é o goleiro Zé Augusto, que retorna após passagem na Série B. A casa será o Estádio Saraivão.

Corumbaense - O Carijó da Avenida volta à primeira divisão depois de vice-campeonato na Série B. O primeiro cartão de visitas da temporada foi bom com vitória por 3 a 1 em amistoso na Bolívia. A proposta é se manter na primeira e buscar a terceira estrela.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias