ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Competição entre deficientes visuais marcada para Campo Grande é cancelada

Organização, assim como entidades de outras modalidades, levou em conta a pandemia do novo coronavírus

Por Gabriel Neris | 05/04/2020 13:42
Atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores (Foto: CBDV/Divulgação)
Atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores (Foto: CBDV/Divulgação)

A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) anunciou o cancelamento de todas as competições previstas para este ano, entre elas o Centro-Norte de Goallball, que estava marcado para ocorrer entre 1º e 5 de julho em Campo Grande.

A organização, assim como entidades de outras modalidades, levou em conta a pandemia do novo coronavírus.

“Nossa maior responsabilidade, como organizadores de tais eventos, é zelar pelo bem-estar de todos os envolvidos. Então, seguiremos as orientações da autoridade máxima em saúde no país, que é o Ministério da Saúde, e cancelaremos todas as competições. Lamentamos como amantes do paradesporto, mas é momento de unirmos esforços para que possamos retomar normalmente às atividades o quanto antes”, disse José Antônio Freire, presidente da CBDV.

Além de Campo Grande, o calendário previa mais oito competições distribuídas para São Paulo, Natal, João Pessoa, Belém e Londrina (PR).

Modalidade - O goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.

A bola possui um guizo em seu interior que emite sons para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,2 kg.