Equipe de tiro com arco de MS conquista medalhas em campeonato nacional no Rio
Além das vitórias, atletas destacam a importância do esporte como ferramenta de inclusão

Com destaque nas categorias de base e no paradesporto, a equipe sul-mato-grossense de tiro com arco voltou do Rio de Janeiro com medalhas e histórias de superação. Representantes do Estado participaram, entre os dias 23 e 27 de julho, do 18º Campeonato Brasileiro Infantojuvenil e Master, além do Meeting Paralímpico, ambos realizados na capital fluminense.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na competição nacional, voltada aos jovens atletas, o Estado brilhou no pódio. Na categoria composto sub-15 feminino, Gabryela Bento Rodrigues conquistou o primeiro lugar, enquanto Rafaela Goes Machado ficou com a segunda colocação. No masculino, Miguel Gondim Souza ficou em segundo lugar na mesma categoria. Já Felipe Clarindo Oliveira da Silva garantiu o terceiro lugar no barebow sub-21.
O diferencial do esporte, segundo os organizadores e atletas, é a possibilidade de participação de pessoas de todas as idades e condições físicas. “É uma modalidade extremamente inclusiva. Pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente de idade ou sexo”, destaca Rafael Magno Benítez Rosa, para-atleta da modalidade.
Além das conquistas na base, o Estado também se destacou no paradesporto. No Meeting Paralímpico, realizado no dia 5 de julho, os representantes de Mato Grosso do Sul voltaram para casa com uma coleção de medalhas.
Rafael Magno, que conheceu o tiro com arco após sofrer um acidente em serviço enquanto servia ao Exército, levou ouro nos combates e na classificatória da categoria Arco Composto W2, além da prata no ranking geral.

“O esporte surgiu como uma forma de reintegração para mim. Conheci o tiro com arco em um projeto das Forças Armadas voltado a militares com deficiência. Depois disso, reativamos a Federação aqui em Campo Grande e, hoje, temos cerca de 50 atletas, incluindo outros para-atletas”, conta.
Além de Rafael, também brilharam no Meeting os atletas Edilson dos Santos de Amorim e Carlos Alexandre Souza Santos. Edilson ficou com a prata nos combates e dois bronzes nas classificatórias (ST e geral do recurvo). Já Carlos conquistou dois ouros, nos combates e na classificatória do recurvo W2.
Com apoio da Federação Estadual de Tiro com Arco de MS, a equipe busca ampliar a divulgação da modalidade no Estado. “Queremos que mais pessoas conheçam o tiro com arco, principalmente aquelas com deficiência, que às vezes nem sabem que esse tipo de esporte está disponível para elas”, diz Rafael.
A equipe treina em Campo Grande, no Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, e está aberta à visitação para quem quiser conhecer mais sobre a prática.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.