ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude

Delegação de 215 participantes embarca com expectativa alta para disputar 18 modalidades em Brasília

Por Jhefferson Gamarra e Ketlen Gomes | 08/09/2025 17:10
Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
Atletas de MS com os uniformes que serão utilizados na competção (Foto: Osmar Veiga)

A delegação sul-mato-grossense composta por 171 atletas e 31 técnicos recebeu nesta segunda-feira (8) os kits esportivos, compostos por uniformes, mochilas e crachás personalizados, antes de embarcarem para os Jogos da Juventude 2025, que acontecem entre 10 e 25 de setembro em Brasília. A cerimônia reuniu jovens, técnicos, familiares e autoridades e contou ainda com a bênção de um padre, simbolizando proteção, serenidade e força espiritual para os atletas nos momentos de competição.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Delegação de Mato Grosso do Sul recebe kits e bênção antes dos Jogos da Juventude. Os 171 atletas e 31 técnicos receberam uniformes, mochilas e crachás em cerimônia com autoridades e familiares. O evento contou com a bênção de um padre, desejando proteção e serenidade aos jovens. Os Jogos da Juventude 2025, maior evento multiesportivo estudantil do país, acontecem em Brasília de 10 a 25 de setembro. Atletas de 15 a 17 anos de todo o Brasil competirão em 20 modalidades. Representantes do governo estadual destacaram o orgulho da representação sul-mato-grossense e a importância do esporte escolar. Atletas relataram suas expectativas e rotinas de treinamento intenso, visando conquistas e experiências.

Os Jogos da Juventude 2025 são o maior evento estudantil multiesportivo do país para jovens atletas de 15 a 17 anos. Mais de cinco mil participantes de todas as regiões do Brasil disputarão medalhas em 20 modalidades esportivas. O evento é organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a delegação do Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda ao lado a primeira-dama Monica Riedel, durante entrega (Foto: Ketlen Gomes)

Durante a cerimônia, a primeira-dama Mônica Riedel, representando o governador Eduardo Riedel (PP), destacou a importância do sentimento de pertencimento e do orgulho de representar Mato Grosso do Sul. “Meu recado para vocês é que realmente nos representem com orgulho. O Estado se preocupa em dar oportunidade e condições para que vocês façam o melhor. Quando vejo o grupo todo uniformizado, sinto orgulho junto, aquele sentimento de time, que é muito importante também”, disse Mônica.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, reforçou a relevância das políticas públicas voltadas ao esporte escolar. “Esta é a nata do nosso esporte, nossos melhores atletas. O mais importante é que vocês aproveitem essa experiência, representem bem Mato Grosso do Sul e usem com orgulho o uniforme preparado com muito carinho. A última delegação que participou dos Jogos Olímpicos teve 85% de seus atletas começando nos Jogos Escolares”, afirmou.

O titular da pasta de esportes destacou ainda que Mato Grosso do Sul participa de praticamente todas as modalidades dos Jogos, sendo a esgrima a única exceção nesta edição, e ressaltou o papel fundamental dos profissionais de educação física e técnicos, que diariamente acompanham o desenvolvimento dos jovens atletas. “Eles são como segundos pais, cuidam, orientam e inspiram confiança. Toda essa transformação no esporte escolar é fruto de uma política pública sólida e comprometida com a base do esporte”, acrescentou.

Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
Padre Jair Máximo realizou a bênção dos uniformes e dos atletas (Foto: Ketlen Gomes)

O padre Jair Máximo realizou a bênção dos uniformes e dos atletas, lembrando a importância do equilíbrio emocional na competição: “Deus esteja presente, dando serenidade e tranquilidade para que vocês vençam a ansiedade e coloquem em prática tudo que treinaram. Que esses uniformes levem também a força da fé e da superação. Senhor, conceda graça e proteção a cada atleta que usará estes uniformes”, disse.

Entre os atletas, o nadador Bento Gobete Geleilati, de 15 anos e integrante da equipe do Corinthians, destacou seu foco para alcançar os melhores resultados. “Nos Jogos do estado, ganhei os 50, 100 e 200 metros costas. Vou competir nas mesmas provas e minha expectativa é o ouro nas três. Tenho um amigo e rival de São Paulo que será um adversário importante, mas estou muito focado”, disse.

Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
Atletas, técnicos e autoridades durante entrega dos materiais (Foto: Ketlen Gomes)

A também nadadora Sara Lia Loureira, de 15 anos, que disputará provas de águas abertas, ressaltou a importância do treinamento físico e nutricional. “Minha preparação está bem avançada. Treino todos os dias, de segunda a sábado, com duas sessões nas quartas e sextas, além de academia em outros dias. Estou pronta para dar o meu melhor nos jogos e aproveitar a experiência”, contou.

Amanda Cândido Lopes, 16 anos, que compete no ciclismo, revelou a intensidade de sua rotina. “Esses últimos meses têm sido muito intensos. Trabalho e estudo até o meio-dia, depois entro no serviço das 13h às 17h e treino após as 17h, percorrendo cerca de 70 km por dia. Meu técnico, Renan, sempre me acompanha e me ajuda, e eu agradeço muito a ele. Já me acostumei com essa rotina meio bagunçada, tomamos suplementos e também recebo apoio da nutricionista que me patrocina. Esse ano é meu quarto ano competindo e estou com a expectativa lá em cima. Nos anos anteriores, consegui dois segundos lugares, e este ano pretendo conquistar o primeiro lugar”, afirmou.

O técnico de handebol feminino, Edinaldo Silva, de 54 anos, destacou o impacto social do esporte, especialmente para atletas de escolas públicas. “Nossa meta é subir da terceira para a segunda divisão. Mas o mais importante é a formação das meninas. O esporte ensina a lidar com derrotas, disciplina e superação. Muitas dessas atletas vêm de projetos sociais e o esporte é uma alternativa de vida, tirando-as do celular e preparando-as para os desafios da vida”, disse, acrescentando que a psicóloga voluntária da equipe, que acompanha as atletas há 12 anos, contribui para o desenvolvimento integral das jovens.

Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
Manequim com a vestimenta de viagem dos atletas (Foto: Osmar Veiga)

A delegação sul-mato-grossense disputará 18 modalidades, organizadas em três blocos: o primeiro bloco, que começa no dia 9 de setembro, reúne atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa; o segundo bloco, a partir de 14 de setembro, engloba águas abertas, triathlon, wrestling (luta olímpica), basquetebol, futsal e vôlei de praia; e o terceiro bloco, que inicia em 20 de setembro, compreende badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.

O objetivo principal dos Jogos é fomentar a prática esportiva entre os jovens, identificar e desenvolver talentos, promover intercâmbio sociocultural e fortalecer o Movimento Olímpico no Brasil. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 10 de setembro, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.