ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Etapa de campeonato estadual de esporte equestre acontece sexta na Capital

Amanda Bogo | 21/12/2016 12:51
Prova de ranch sorting (Foto: Reprodução/ Acrissul)
Prova de ranch sorting (Foto: Reprodução/ Acrissul)

O ranch sorting é a modalidade de esporte equestre que mais cresce em Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo a apartação de gado. A terceira etapa do Campeonato Sul-mato-grossense da modalidade será realizada na sexta-feira (22), às 09 horas, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. 

A previsão, conforme Aparício Flores, um dos organizadores da prova, é que 200 participantes estejam na disputa, e a premiação total é de R$ 15 mil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha). A etapa é classificatória para a etapa nacional de ranch sorting.

A prova é a primeira realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Para Jonatan Barbosa, presidente da instituição, esta é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar e estimular a prática dos esportes equestres, visando resgatar e consolidar as tradições do homem do campo.

Regra - Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado.

O gado é colocado em uma pista em formato de 8 com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87 a 4,70m.

Nos siga no Google Notícias