A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/12/2010 18:09

Fluminense vence Brasileirão depois de mais de 25 anos

Folha Online

Depois de 26 anos, o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro ao bater o Guarani por 1 a 0, no Engenhão, neste domingo (4). Este é o segundo título do Nacional --já havia vencido em 1984-- e o primeiro na era dos pontos corridos.

A equipe carioca foi empurrada por quase 30 mil torcedores, que fizeram uma bonita festa no Engenhão. O gol da vitória foi de Emerson, aos 16min do segundo tempo.

O título coroa a campanha do Fluminense, que foi a equipe mais regular de toda a competição. Em 38 rodadas, foi líder em 23. Ainda teve o argentino Conca como principal estrela da equipe.

Antes da rodada, o time já estava classificado para a Taça Libertadores de 2011 e, com o título, vai fazer parte do Grupo 3 juntamente com o Argentino Juniors, Nacional-URU e América-MEX.

O JOGO

Sem Deco, machucado, e Tartá, suspenso, Muricy Ramalho colocou em campo seus principais jogadores e contou com uma bonita festa da torcida carioca no Engenhão. Já Vagner Mancini armou o Guarani mais recuado, com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante.

Já rebaixado, o time campineiro jogou desfalcado de seus principais jogadores, mas deu trabalho para a equipe carioca. Os primeiros lances de perigo foram do atacante Reinaldo e do meio-campista Márcio Careca.

O Fluminense demonstrou muito nervosismo nos primeiros 20 minutos e não ameaçou a meta defendida por Emerson. Muricy deu seguidas broncas na equipe, que tinha dificuldade para trocar passes e organizar suas jogadas.

Fred e Gum até tiveram condições de abrir o placar, mas pecaram nas finalizações. Nos final do primeiro tempo, o Guarani ainda teve chance de abrir o placar em jogadas individuais de Apodi e Reinaldo.

Aos 38min, Reinaldo ainda teve uma grande oportunidade em cobrança de escanteio de Ronaldo. O atacante subiu mais que a zaga do time tricolor, mas Ricardo Berna fez uma grande defesa.

Na etapa final, o Fluminense voltou mais ligado no jogo e o Guarani não conseguiu passar do meio de campo. O time tricolor, que demonstrou um pouco mais de tranquilidade, conseguiu tocar a bola e distribuir as jogadas para Fred e Emerson, que infernizaram a zaga campineira.

A pressão carioca, contudo, durou os primeiros 10 minutos. Depois o jogo caiu de ritmo e a equipe paulista conseguiu ameaçar nos contra-ataques.

Aos 11min, Muricy colocou o Washington em campo para aumentar a pressão. Deu certo e o atacante inclusive participou do gol do time carioca.

O lance foi aos 16min. Carlinhos cruzou da esquerda, Washington desviou de cabeça e Emerson, na pequena área, toca para o fundo da rede. A bola ainda passou no meio das pernas do goleiro.

Mesmo com o gol, o time carioca continuou nervoso na partida e perdendo chances de gol. O Guarani respondia com Apodi e Reinaldo, mas com o Fluminense mais atento na marcação não teve tanta facilidade.

Nos últimos minutos, a equipe tricolor apenas administrou o resultado e aguardou o apito final para comemorar o segundo título nacional, quebrando um jejum de 26 anos. A última e única conquista, até então, foi em 1984.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions