ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Imagens e livros sobre o Belmar Fidalgo dão “pontapé” a memorial

População poderá ajudar a contar a história do local, que já foi o principal estádio de futebol de Campo Grande

Gabriel Neris | 16/02/2018 16:10
Fotografias e livros já estão à disposição da Funesp para montagem de memorial esportivo (Foto: PMCG/Divulgação)
Fotografias e livros já estão à disposição da Funesp para montagem de memorial esportivo (Foto: PMCG/Divulgação)

Imagens cedidas pelo fotógrafo Roberto Higa e livros da época são os primeiros itens que devem ser catalogados para a construção do Memorial Esportivo Belmar Fidalgo, na praça esportiva localizada na região central de Campo Grande. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa, que tem como objetivo contar a história do local que já foi o principal estádio de futebol do município.

As imagens e livros já estão na sede da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) para serem catalogados. Duas reuniões estão previstas para semana que vem para definir os próximos passos do projeto. A expectativa era de que a população pudesse participar apresentando itens da época a partir de segunda-feira (19), porém a data foi adiada.

Os critérios serão aprofundados e quem ter em posse algo que possa ajudar a contar a história do Belmar Fidalgo terá que apresentar a data, descrição e a história do item, além de preencher uma ficha catalográfica. Um edital deverá ser publicado em Diário Oficial na próxima semana. Serão válidos itens de origem entre 1933 e 1987, ano em que se tornou uma praça esportiva.

Parte dos materiais que serão utilizados na reforma da sede administrativa da praça foram entregues nesta semana. Plaenge e Sicredi investiram R$ 250 mil e poderão, em troca, se utilizar de espaços publicitários no local, previstos pelo Propam (Programa de Parceria Municipal). As obras estão previstas para começar somente no fim do mês. 

Materiais de construção foram entregues na quarta-feira pelas empresas (Foto: Saul Schramm)
Materiais de construção foram entregues na quarta-feira pelas empresas (Foto: Saul Schramm)

“Os materiais, assim como a obra, beneficiará mais de 20 mil pessoas que praticam atividades de esporte e lazer no local. E todo o material será utilizado para melhorar cada vez mais o atendimento a população”, destacou Rodrigo Terra, diretor-presidente da Funesp.

De acordo com gerente regional da Plaenge em Campo Grande, Luiz Octávio Pinho, esta é mais uma etapa da parceria. “Faremos a entrega de alguns equipamentos dando sequencia aos trabalhos que iniciaram com planejamento, projetos, orçamentos e compras”.

Entre os itens entregues estão lavadora de alta pressão semi-industrial água fria, multifuncional roçadeira costal gasolina, podador STIHL com implemento motopoda, cortador de grama e máquina para marcar, que será entregue em 15 dias, além de ferramentas e materiais de limpeza e higiene.

A comissão montada para avaliar os itens e contar a história da praça é composta por membros da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e Funlec (Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura), entre outros.

Nos siga no Google Notícias