ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Irmãos de MS são convocados para campeonato de hóquei no gelo na Eslováquia

Daniel e Júlio Leite Baptista representarão o Brasil no IIHF Development Cup em Bratislava

Por Jhefferson Gamarra | 19/04/2024 17:15
Irmãos com equipamentos e uniforme da Seleção Brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)
Irmãos com equipamentos e uniforme da Seleção Brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascidos em Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande, os irmãos Daniel e Julio Leite Baptista foram convocados pela Seleção Brasileira de Hóquei no Gelo para a disputa do IIHF Development Cup, entre os dias 20 e 27 de abril, em Bratislava, na Eslováquia.

O campeonato é destinado a países que ainda não cumprem os requisitos necessários para entrar no Campeonato Mundial de Hockey no Gelo. Além do Brasil, disputam a competição as seleções da Argentina, Colômbia, Portugal, Irlanda e Grécia.

Os irmãos tiveram seu primeiro contato com essa modalidade um tanto incomum para Mato Grosso do Sul por influência de filmes americanos que retratavam o esporte. Desde crianças, brincavam com amigos em Corumbá. Daniel, hoje com 37 anos, começou aos 10, enquanto Júlio, que hoje tem 35 anos, deu os primeiros passos no esporte aos 7 anos.

"Comprei equipamentos para ele na Bolívia. Eles ficaram encantados com o hóquei através de filmes na televisão, eram mais ou menos oito coleguinhas. Começaram a jogar em uma pequena quadra na casa de um deles e passando anos a maioria se mudou para Campo Grande, aí começou avolumar a história", conta Antônio Vitor Batista, pai dos atletas.

Família reunida na pista de gelo da modalidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Família reunida na pista de gelo da modalidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Já na Capital, passaram a improvisar e praticar a modalidade nos altos da avenida Afonso Pena, até receberem incentivo de um professor, que construiu um espaço adequado para a prática do Hockey Inline, jogado em quadras de cimento, madeira ou piso modular.

"Jogavam nos altos da Afonso Pena com amigos de Campo Grande que gostavam do esporte. Depois conseguiram expandir mais através do incentivo do professor Francisco César Moura Júnior, que construiu a QI esportes, uma quadra de Hóquei Inline em Campo Grande. A partir daí começaram a disputar campeonatos de hóquei em patins em diversos estados do Brasil representando MS", explicou o pai.

Com a profissionalização, os atletas passaram a ser convocados com frequência para a Seleção Brasileira. Inclusive, Daniel se destacou ao marcar o primeiro gol da história da Seleção Brasileira de Hóquei no Gelo, no pan-americano disputado no México. Os irmãos competiram em várias partidas ao redor do mundo, incluindo na Rússia, uma das maiores incentivadoras e campeãs da modalidade.

Visando o desenvolvimento do Hockey nos países participantes, uma das regras impostas no torneio da Eslováquia é a restrição da idade por equipe. Exemplo: a idade média do time tem que ser inferior a 30 anos com apenas 2 jogadores acima de 40 anos de idade.

Segundo Salvador Ferreira, diretor técnico de Hockey da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) e chefe de equipe da Seleção em Bratislava, o principal objetivo desse evento é descobrir como está o nível do hockey brasileiro em relação a outros membros da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo). "A partir disso podemos definir um plano de ação que nos permita entrar de forma competitiva no Campeonato Mundial e Pré-Olímpico", disse.

O Brasil enfrentará a Argentina, Colômbia, Grécia, Irlanda e Portugal durante a competição. O primeiro desafio será no domingo (21) contra a Irlanda, a partir das 9h (de MS). Na sequência da semana, os adversários serão: Colômbia, Argentina, Portugal e Grécia. As finais estão programadas para o dia 27 de abril.

Vale ressaltar que o esporte é uma modalidade olímpica e os Jogos Olímpicos possuem 12 vagas, sendo que três delas são disputadas em torneio em que toda seleção, de todas as oito divisões do mundial, podem se inscrever para participar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias