A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/07/2015 10:21

MP abre inquérito para investigar contratação de jogadores de futsal

Prefeito e diretor de Esporte e Lazer são acusados causar prejuízo ao erário com contratação irregular de atletas para a Copa Morena

Helio de Freitas, de Dourados
Sidney Foroni, assim como o diretor de Esporte de Rio Brilhante, foi denunciado ao MP (Foto: Divulgação)Sidney Foroni, assim como o diretor de Esporte de Rio Brilhante, foi denunciado ao MP (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Rio Brilhante, cidade a 163 km de Campo Grande, está sendo investigada pelo MPE (Ministério Público Estadual) por suspeita de irregularidade na contratação, com recursos públicos, de jogadores de futsal para a disputa da Copa Morena, competição mais tradicional dessa modalidade em Mato Grosso do Sul.

A denúncia, feita de forma anônima à ouvidoria do MPE, motivou a abertura do inquérito civil número 003/2015, instaurado no dia 6 deste mês pelo promotor do Patrimônio Público e Social, Jorge Ferreira Neto Júnior.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Ministério Público, o inquérito civil investiga possível ato de improbidade administrativa por parte do prefeito Sidney Foroni (PDMB), do diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer de Rio Brilhante, José Raul das Neves Júnior, do servidor Wander de Jesus Teixeira, que ajuda a coordenar o time de futsal, e da empresa São Pedro Transporte de Trabalhadores Ltda.

Segundo o Ministério Público, o objetivo é investigar se os supostos atos de improbidade causaram prejuízo ao erário e se atentaram contra os princípios da administração pública.

Jogadores – A suspeita recai sobre a contratação de jogadores de futebol amador com recursos públicos, sem a realização de projeto ou parceria de incentivo ao esporte para participação na Copa Morena 2015. A denúncia aponta também “pagamento excessivo” de despesas com combustível e outros gastos.

O MP apura também suposta irregularidade no pagamento de combustível para a empresa São Pedro Transporte no deslocamento de jogadores até Campo Grande, quando na verdade o time local fez jogos apenas na própria cidade de Rio Brilhante e no município vizinho de Douradina.

“Tudo legal” – O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, José Raul das Neves Júnior, negou qualquer irregularidade na contratação dos jogadores e no pagamento de despesas. Ao Campo Grande News, ele afirmou que todos os procedimentos foram feitos com dotação orçamentária e após consulta ao departamento jurídico da prefeitura. O diretor disse que já encaminhou todas as informações solicitadas pelo MPE.

Neves Júnior disse que nenhum pagamento foi feito para a empresa de transporte para deslocamento do time local até a Capital. “Se algum empenho foi feito, acabou sendo cancelado antes do pagamento. Estamos à disposição do Ministério Público e da Justiça”, afirmou.

A assessoria do prefeito Sidney Foroni foi procurada, mas informou que apenas o diretor de Esporte iria se manifestar sobre a investigação do Ministério Público.

O time – A equipe futsal de Rio Brilhante fez parte do grupo 16 da competição. Jogando em casa, o time estreou no dia 29 de maio com vitória de 2 a 0 sobre Douradina. Na segunda rodada, derrotou o Atlético Viçosa de Vicentina, , por 1 a 0. Depois goleou Santa Rita do Pardo por 12 a 1.

Na segunda fase, a equipe derrotou Chapadão por 2 a 0. Na terceira fase, outra vitória, dessa vez por 2 a 1 sobre Fátima do Sul, no dia 4 de julho. Classificado para a quarta fase, o Rio Brilhante joga sábado (25) contra Nioaque, na sede em Miranda.

Vereador investigado pelo MP diz ter gasto “apenas” R$ 59,5 mil em diárias
O vereador Dejair Gomes (Pros), o Totinha, rebateu nesta quinta-feira as informações de que teria recebido R$ 203 mil em diárias em 2013 e 2014, perí...
Ex-prefeito de Rio Brilhante é investigado por improbidade administrativa
Donato Lopes da Silva, ex-prefeito de Rio Brilhante, cidade distante 163 km de Campo Grande, foi denunciado e agora é algo de investigação do Ministé...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions