ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

MP abre inquérito para investigar contratação de jogadores de futsal

Prefeito e diretor de Esporte e Lazer são acusados causar prejuízo ao erário com contratação irregular de atletas para a Copa Morena

Helio de Freitas, de Dourados | 15/07/2015 10:21
Sidney Foroni, assim como o diretor de Esporte de Rio Brilhante, foi denunciado ao MP (Foto: Divulgação)
Sidney Foroni, assim como o diretor de Esporte de Rio Brilhante, foi denunciado ao MP (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Rio Brilhante, cidade a 163 km de Campo Grande, está sendo investigada pelo MPE (Ministério Público Estadual) por suspeita de irregularidade na contratação, com recursos públicos, de jogadores de futsal para a disputa da Copa Morena, competição mais tradicional dessa modalidade em Mato Grosso do Sul.

A denúncia, feita de forma anônima à ouvidoria do MPE, motivou a abertura do inquérito civil número 003/2015, instaurado no dia 6 deste mês pelo promotor do Patrimônio Público e Social, Jorge Ferreira Neto Júnior.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Ministério Público, o inquérito civil investiga possível ato de improbidade administrativa por parte do prefeito Sidney Foroni (PDMB), do diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer de Rio Brilhante, José Raul das Neves Júnior, do servidor Wander de Jesus Teixeira, que ajuda a coordenar o time de futsal, e da empresa São Pedro Transporte de Trabalhadores Ltda.

Segundo o Ministério Público, o objetivo é investigar se os supostos atos de improbidade causaram prejuízo ao erário e se atentaram contra os princípios da administração pública.

Jogadores – A suspeita recai sobre a contratação de jogadores de futebol amador com recursos públicos, sem a realização de projeto ou parceria de incentivo ao esporte para participação na Copa Morena 2015. A denúncia aponta também “pagamento excessivo” de despesas com combustível e outros gastos.

O MP apura também suposta irregularidade no pagamento de combustível para a empresa São Pedro Transporte no deslocamento de jogadores até Campo Grande, quando na verdade o time local fez jogos apenas na própria cidade de Rio Brilhante e no município vizinho de Douradina.

“Tudo legal” – O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, José Raul das Neves Júnior, negou qualquer irregularidade na contratação dos jogadores e no pagamento de despesas. Ao Campo Grande News, ele afirmou que todos os procedimentos foram feitos com dotação orçamentária e após consulta ao departamento jurídico da prefeitura. O diretor disse que já encaminhou todas as informações solicitadas pelo MPE.

Neves Júnior disse que nenhum pagamento foi feito para a empresa de transporte para deslocamento do time local até a Capital. “Se algum empenho foi feito, acabou sendo cancelado antes do pagamento. Estamos à disposição do Ministério Público e da Justiça”, afirmou.

A assessoria do prefeito Sidney Foroni foi procurada, mas informou que apenas o diretor de Esporte iria se manifestar sobre a investigação do Ministério Público.

O time – A equipe futsal de Rio Brilhante fez parte do grupo 16 da competição. Jogando em casa, o time estreou no dia 29 de maio com vitória de 2 a 0 sobre Douradina. Na segunda rodada, derrotou o Atlético Viçosa de Vicentina, , por 1 a 0. Depois goleou Santa Rita do Pardo por 12 a 1.

Na segunda fase, a equipe derrotou Chapadão por 2 a 0. Na terceira fase, outra vitória, dessa vez por 2 a 1 sobre Fátima do Sul, no dia 4 de julho. Classificado para a quarta fase, o Rio Brilhante joga sábado (25) contra Nioaque, na sede em Miranda.

Nos siga no Google Notícias