ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Nascido em MS, zagueiro de 27 anos aspira sonho de voltar ao Brasil

Luan Leite, de 27 anos, jogou pouco no futebol nacional e construiu carreira na Europa

Por Gabriel de Matos | 30/11/2023 16:05
Luan Leite conduzindo bola com a camisa do Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária (Foto: Divulgação)
Luan Leite conduzindo bola com a camisa do Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária (Foto: Divulgação)

O zagueiro Luan Leite, de 27 anos, atingiu o objetivo que muitos jogadores ainda nas categorias de base vislumbram, chegar ao futebol europeu. Nascido em Campo Grande, ele não chegou a fazer seletiva em Mato Grosso do Sul e atualmente está sem clube.

A carreira começou no futsal, no time do Sesc e depois pela equipe do Dom Bosco. O futebol de campo entrou na vida do atleta quando ele tinha 9 anos de idade na Escolinha do Héllios Vídeo.

"Nessa escolinha, eu acabei participando de um torneio em São Paulo, com algumas grandes equipes, e acabei me destacando, tendo o interesse desses clubes, e acabei indo para a base do São Paulo aos 10 anos", descreveu Luan.

Luan Leite quando ainda estava em Mato Grosso do Sul jogando no futsal (Foto: Acervo Pessoal)
Luan Leite quando ainda estava em Mato Grosso do Sul jogando no futsal (Foto: Acervo Pessoal)

Depois, ele foi preterido pela equipe do tricolor paulista e chegou ao antigo Red Bull Brasil (hoje Bragantino) aos 14 anos. "Lá que abriu as portas para mim e fiz minha base toda por lá".

Profissionalmente, não teve a oportunidade de atuar em Mato Grosso do Sul. Ele saiu do Estado aos 10 anos de idade sem passar pelas peneiras (nome popular dado às seletivas dos clubes). A família é toda de Campo Grande e ele morava no bairro Mata do Jacinto.

A última vez que estive no Estado foi em junho deste ano, e pretendo voltar agora no final do ano, para ficar um tempo com minha família. É sempre bom estar voltando ao lugar onde eu cresci, e passar esse tempo tão bom com meus familiares", destacou.

Luan Leite com a camisa do Red Bull Brasil dando passe (Foto: Acervo Pessoal)
Luan Leite com a camisa do Red Bull Brasil dando passe (Foto: Acervo Pessoal)

A ida para a Europa foi quando ele tinha 18 anos. Luan Leite teve bom desempenho representando o Red Bull Brasil em campeonato na Holanda. Lá, a 'matriz' do clube demonstrou interesse. "E aí teve o interesse do Red Bull Salzburg, da Áustria. Nesse processo, fiquei mais um ano no Brasil, até que com 19 anos eu decidi ir para a Áustria e assim, pois vi que era uma oportunidade muito boa para minha carreira".

Além desse clube, atuou no Liefering, clube-satélite do Red Bull Salzburg. Na Aústria, ainda atuou por SKN St Pölten e Sturm Graz.

No entanto, o sonho dele no momento é voltar ao Brasil para atuar no futebol nacional. "Sempre analiso e trabalho com todas as possibilidades possíveis que possam existir, tanto no Brasil como também continuar jogando na Europa. Atuar no meu país é um sonho, principalmente por ter essa experiência de ir cedo para a Europa. Estarei motivado e preparado se aparecer a oportunidade, da mesma forma que estou preparado para todas as ocasiões", afirmou o atleta.

Luan Leite com a camisa do SKN da Áustria (Foto: Acervo Pessoal)
Luan Leite com a camisa do SKN da Áustria (Foto: Acervo Pessoal)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias